>
 

Guia-me Mansamente

Salmos 23 

"O Senhor é o meu pastor..." Que palavras maravilhosas são estas na vida da pessoa que sabe exatamente o que significa. Davi, lembrando-se de toda a sua experiência como pastor de ovelhas, expressa seu grande gozo e confiança, sabendo que O Senhor era o pastor dele. Ele podia recordar com nitidez o terno cuidado que ele usava para cada uma das ovelhas do seu rebanho, do mais velho ao mais novo, do mais obediente ao mais teimoso e desobediente. Ele sabia que tendo O Senhor como o pastor dele que nada lhe faltaria na vida. Que maravilha!

            "...guia-me mansamente..." Sendo que não vivíamos esta vida antes, e sendo que não conhecemos o amanhã e o que ele poderia apresentar para nós, e sendo que o futuro é um enigma desconhecido e assustador, e sabendo que não temos condições de conhecer o melhor caminho para nossos pés, e sabendo que não podemos seguir pelo caminho de outras pessoas; chegamos a saber que precisamos alguém com os conhecimentos que não possuímos para nos guiar e orientar. Como é absolutamente maravilhoso saber que O Senhor vai se encarregar de servir como nosso guia e orientador!

            Como é, então, que freqüentemente nós nos encontramos tão perdidos pelas ruas da vida; desorientados ao ponto de não saber para que lado virar? Bem, necessitamos lembrar-nos que O Senhor só pode guiar aqueles que se deixam ser guiados, e que seguem O Pastor da suas almas. Não esquece que Davi disse que O Senhor o guiava "mansamente." Este Pastor não carrega um chicote para nos bater, para nos forçar o segui-lo. Mais adiante no Salmo Davi menciona a vara e o cajado do pastor, mas diz que são para consolar e não para nos bater e forçar a fazer a vontade Dele.

Pessoas freqüentemente têm o hábito de andar fazendo o que elas bem querem, e depois, estando em apuros apelam para o livramento do Senhor. Jovens têm rido de mim quando falei que buscava a vontade de Deus na seleção da mulher para compartilhar a minha vida comigo. Creio que Deus me guiou, pois pedi com sinceridade, e estamos quase ao ponto de celebrar 50 anos de casamento. Parece que deu certo. Que diferente é daquelas que só olhavam para a beleza e atributos físicos. Tenho pedido para ser guiado por Deus na compra de carros, casas, e outros bens de maior porte, e fazendo assim adquiri veículos que me serviam muito bem, sem a necessidade de consertos caros, veículos que usei durante muitos anos e nos quais andei dezenas de milhares de quilômetros sem me preocupar, pois sabia que Deus me guiou inicialmente na compra.

Você está num relacionamento conjugal ilícito de acordo com os padrões da Palavra de Deus? Você não pode dizer que foi guiado por Deus? Casou-se considerando somente as atrações físicas e não a pessoa real que o cônjuge era, e agora a coisa não está indo bem? Que aconteceu? Talvez seja as palavras de Tiago 1:13-14? "Ninguém, sendo tentado, diga: De Deus sou tentado; porque Deus não pode ser tentado pelo mal, e a ninguém tenta. Mas cada um é tentado, quando atraído e engodado pela sua própria concupiscência."

Quer que tudo venha a dar certo na sua vida? Deixe Deus, então, lhe guiar e orientar.  Levante seus olhos dos seus próprios desejos, da sua própria vontade, para ver se pode, de fato, ver Jesus na sua frente selecionando o melhor caminho para você. Ele está ali na frente. Você está O seguindo fielmente e bem de perto?

Pr. Philip D. Walmer