>
 

Música da Alma

"Portanto, vede prudentemente como andais, não como néscios, e sim como sábios, remindo o tempo, porque os dias são maus. Por esta razão, não vos torneis insensatos, mas procurai compreender qual a vontade do Senhor. E não vos embriagueis com vinho, no qual há dissolução, mas enchei-vos do Espírito, falando entre vós com salmos, entoando e louvando de coração ao Senhor com hinos e cânticos espirituais, dando sempre graças por tudo a nosso Deus e Pai, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo, sujeitando-vos uns aos outros no temor de Cristo." (Efésios 5:15-21)

Em seu livro Alucinações Musicais: História de música e o Cérebro, de Oliver Sacks, dedica um capítulo para o papel terapêutico da música com as pessoas que sofrem de Alzheimer. Ele escreve de ver as pessoas com demência avançada responder a canção que trazem de volta as memórias que pareciam perdidas para eles: "Encara aceitar expressão como a música antiga é reconhecida e seu poder emocional sentida. Uma ou duas pessoas, talvez, começaram cantar, outros se juntaram a eles e logo o grupo inteiro - muitos deles virtualmente sem palavras antes - está cantando juntos, tanto quanto eles são capazes."

Eu já vi isso ocorrer em cultos matinais de domingo na facilidade do cuidado de Alzheimer  onde a mãe de minha esposa vive. Talvez você já tenha experimentado isso com um ente querido, cuja mente está nublada, e uma canção evoca uma consciência de dentro.

Paulo incentivou os cristãos de Éfeso para: "E não vos embriagueis com vinho, no qual há dissolução, mas enchei-vos do Espírito, 19  falando entre vós com salmos, entoando e louvando de coração ao Senhor com hinos e cânticos espirituais, " (Efésios 5:18-19). Músicas que glorificam a Deus podem alcançar o nível mais profundo, onde nunca o significado desaparece. Mais do que palavras, a harmonia, ou pensamento consciente, tal música é boa para o coração e a alma. - David McCasland

Em Efésios 5, encontramos uma das grandes verdades sobre a vida cristã - sendo cheios do Espírito. A idéia de "encher" é  do grupo de controlar, dirigir e habilitar. O Espírito enche nossas vidas a fim de cumprir bons propósitos de Deus em nós. Quando o Espírito de Deus está no controle de nossos corações e vidas, Paulo diz que alguns dos resultados serão um coração de adoração (v. 19), uma atitude de gratidão (v. 20), e um espírito de humildade (v. 21 ).

Há música maravilhosa na minha alma

Desde o sangue de Jesus fez-me todo;

Agora meu coração canta suas canções de louvor

Para todas as Suas bênçãos a todos os meus dias. Hess


Pensamento do Dia: Um coração em sintonia com Deus não pode ajudar, mas cantar o seu louvor.