>
 

Bel Se Encurva

 "Bel se encurva, Nebo se abaixa; os ídolos são postos sobre os animais, sobre as bestas; as cargas que costumáveis levar são canseira para as bestas já cansadas. Esses deuses juntamente se abaixam e se encurvam, não podem salvar a carga; eles mesmos entram em cativeiro. Ouvi-me, ó casa de Jacó e todo o restante da casa de Israel; vós, a quem desde o nascimento carrego e levo nos braços desde o ventre materno. Até à vossa velhice, eu serei o mesmo e, ainda até às cãs, eu vos carregarei; já o tenho feito; levar-vos-ei, pois, carregar-vos-ei e vos salvarei. A quem me comparareis para que eu lhe seja igual? E que coisa semelhante confrontareis comigo? Os que gastam o ouro da bolsa e pesam a prata nas balanças assalariam o ourives para que faça um deus e diante deste se prostram e se inclinam.  Sobre os ombros o tomam, levam-no e o põem no seu lugar, e aí ele fica; do seu lugar não se move; recorrem a ele, mas nenhuma resposta ele dá e a ninguém livra da sua tribulação. Lembrai-vos disto e tende ânimo; tomai-o a sério, ó prevaricadores. Lembrai-vos das coisas passadas da antiguidade: que eu sou Deus, e não há outro, eu sou Deus, e não há outro semelhante a mim..." (Isaías 46:1-9)

            O profeta Isaías explicou em termos muitos simples para nós em Isaías 46 do cerco da Babilônia e da evacuação dos seus ídolos. As carroças e carruagens que transportavam os rangidos, e o gemido dos animais cansados ​​sob o peso (v.1).

            Em contraste, Isaías diz que Deus leva Seus filhos desde o nascimento (v.3). "Até à vossa velhice, eu serei o mesmo e, ainda até às cãs, eu vos carregarei;" Deus declara (v.4) O contraste é preciso e vívido no texto hebraico: As carroças e carruagens são "carregadas" com o peso dos ídolos (v.1), mas somos carregados em Deus (v.3). Ídolos é um "fardo", uma coisa feita (v.1), mas Deus tem prazer "carregar-nos" desde o ventre (v.3).

            O Senhor nos fez (v.4). Nada poderia ser mais confortante, para o nosso Pai amar e cuidar de Seus filhos. Ele promete: "Vou levar você!" e isso inclui todo o cuidado e preocupação que vem a nosso caminho ao longo da nossa vida.

            Assim, podemos deixar Ele carregar-nos e cada fardo nosso. Esta canção de Annie Johnson Flint desafia-nos a experimentar o cuidado de Deus: "Não temas que a tua necessidade deve exceder sua provisão, / Nosso Deus sempre anseia Seus recursos por em ação; / Confia no braço eterno, disponível; / Teu Pai, tanto de ti e tua carga vai sustentar." - David Roper

                Bel e Nebo (v.1) eram dois deuses do panteão de divindades antigos babilônios. Bel, também chamado Marduk, era a divindade principal da Babilônia, enquanto Nebo era considerado filho de Bel e do deus da aprendizagem e da ciência. em linguagem vívida, Isaías descreve como esses deuses eram impotentes para ajudar os seus adeptos. - Bill Crowder

Pai Celestial, quero descarregar meus  encargos sobre você hoje.

Ajuda-me a deixá-los com você.

Eu confio em você com meu passado, presente e futuro.

Obrigado pela sua bondade para comigo. Amém

 

Pensamento do Dia:  Nosso trabalho é lançar cuidados; o trabalho de Deus é cuidar!