>
 

Sentindo-Se Pobre?

            "Inclina, SENHOR, os teus ouvidos e ouve-me, porque sou pobre e necessitado. Preserva a minha vida, pois sou piedoso; ó Deus meu, salva o teu servo, que em ti confia. Compadece-te de mim, ó Senhor, pois a ti clamo o dia todo. Alegra  alma do teu servo, pois a ti, Senhor, elevo a minha alma. Porque tu, Senhor, és bom, e pronto a perdoar, e abundante em benignidade para com todos os que te invocam. Dá ouvidos, SENHOR, à minha oração, e atende à voz das minhas súplicas. No dia da minha angústia clamo a ti, porque tu me respondes. Entre os deuses nenhum há semelhante a ti, Senhor, nem a obras como as tuas obras. Todas as nações que fizeste virão e se prostrarão diante de ti, Senhor, e glorificarão o teu nome. Porque tu és grande e operas maravilhas; só tu és Deus. Ensina-me, SENHOR, o teu caminho e andarei na tua  verdade; dispõe o meu coração para  temer o teu nome. Louvar-te-ei, Senhor Deus meu, de todo o meu coração, e glorificarei o teu nome para sempre. Pois grande é a tua benignidade para comigo, e livraste a minha alma das profundezas do seol. Ó Deus,  os soberbos têm se levantado contra mim, e um bando de homens  violentos procura tirar-me a vida; eles não te puseram diante dos teus olhos. Mas tu, Senhor, és um Deus compassivo e benigno, longânimo e abundante,  em graça e em fidelidade. Volta-te para mim, e compadece-te de mim; dá a tua força ao teu servo e salva o filho da tua serva.   Mostra-me um sinal do teu favor, para que o vejam aqueles que me odeiam, e sejam envergonhados, porque me haveres tu, SENHOR, ajudado e confortado." (Salmos 86)

           De uma forma ou de outra, todos nós podemos nos relacionar com o Salmo 86:1 onde Davi diz, "Sou pobre e necessitado." Mesmo o mais rico entre nós deveria compreender que a pobreza e necessidade se relacionam mais com o espírito do que com a carteira. Quando o bilionário Rich DeVos fala para os grupos ele muitas vezes diz: "Eu sou apenas um pecador salvo pela graça."

            Salmo 86 diz-nos que a ajuda de Deus fornece que não é medido por uma folha do livro de contabilidade ? Quando reconhecemos que somos pobres e necessitados, não é verdade que Deus derrama riquezas materiais sobre nós. Não, mas assim fazemos para abrir outra porta para tesouros mais valiosos.

            Aqui está o que Deus faz para os pobres e necessitados. Ele "preservará" as nossas vidas e "salvará" todos aqueles que confiam Nele (v.2). Ele será "misericordioso" e "pronto para perdoar" (vv.3 e 5). Ele ouvirá e responderá a oração (vv.6-7).

            Mas nós não deveremos tomar as bênçãos de Deus sem dar de volta. Temos uma responsabilidade de aprender os caminhos de Deus, andar em Sua verdade, "temer o Seu nome", louvar o Senhor, e "glorificar o Seu nome" (vv.11-12).

            Você considera a si mesmo entre os "pobres e necessitados"? Se assim for, bem-vindo ao clube. Não devemos esquecer todas as bênçãos espirituais que Deus tem para nós e a resposta piedosa que devemos ter para com sua generosidade. Dave Branon

            Davi descreveu Deus como Alguém que escuta e responde à oração e (vv.6-7). Ele é "...  bom, e pronto a perdoar, e abundante em benignidade para com todos os que te invocam." (v.5), "... és um Deus cheio de compaixão, e benigno, e longânimo, e abundante,  em graça e em fidelidade." (v.15). - Sim Kay Tee

Nós somos gratos pelas bênçãos, Senhor,

Que nos dá dia após dia;

Agora nos ajuda a mostrar a nossa gratidão

Ao caminhar em seu caminho. Sper

 

 Pensamento do Dia: O homem mais pobre é aquele cuja única riqueza é o dinheiro.