>
 

Uma Característica Familiar

"Bem-aventurados os pacificadores, porque serão chamados filhos de Deus... Ouvistes que foi dito: Olho por olho, dente por dente. Eu, porém, vos digo: não resistais ao perverso; mas, a qualquer que te ferir na face direita, volta-lhe também a outra; e, ao que quer demandar contigo e tirar-te a túnica, deixa-lhe também a capa. Se alguém te obrigar a andar uma milha, vai com ele duas. Dá a quem te pede e não voltes as costas ao que deseja que lhe emprestes.  Ouvistes que foi dito: Amarás o teu próximo e odiarás o teu inimigo. Eu, porém, vos digo: amai os vossos inimigos e orai pelos que vos perseguem; para que vos torneis filhos do vosso Pai celeste, porque ele faz nascer o seu sol sobre maus e bons e vir chuvas sobre justos e injustos. Porque, se amardes os que vos amam, que recompensa tendes? Não fazem os publicanos também o mesmo? E, se saudardes somente os vossos irmãos, que fazeis de mais? Não fazem os gentios também o mesmo? Portanto, sede vós perfeitos como perfeito é o vosso Pai celeste."  (Mateus 5:9, 38-48)

Há uma canção antiga da Escola Dominical que periodicamente volta à minha mente. Suas palavras testemunham a bênção da paz que Jesus dá tão generosamente: "Eu tenho a paz que excede a compreensão do meu coração - no meu coração para ficar!"

Entretanto, há algo que falta em que naquela canção bem-intencionada. A paz de Deus é verdadeiramente um dom que desfrutamos em nossos corações como comunhão em Sua presença (João 14:27; 16:33). Mas Ele nunca pretendeu de nos manter todos naquela paz para nós mesmos. A paz é um dom a ser compartilhado com aqueles que nos rodeiam. Como cristãos, deveríamos marcar nossas relações e caracterizar o ambiente de nossas igrejas.

Em Seu Sermão da Montanha, Jesus disse: "Bem-aventurados os pacificadores..." (Mateus 5:9), que indica que temos de ser intencional acerca de trazer paz aos nossos relacionamentos. Uma vez que estamos propensos ser causadores de problemas em vez de paz, este é um conselho importante. Então, o que a pacificação se parece? Os pacificadores são aqueles que viram a outra face (v. 39), ir à milha extra (v. 41), e amar os seus inimigos enquanto orava por aqueles que perseguem eles (v. 44).

Por que deveríamos fazer isso? Porque Deus é um pacificador, e quando fazemos as pazes somos "chamados filhos de Deus" (v. 9). A pacificação é uma característica familiar. Joe Stowell

Na leitura de hoje, somos exortados a amar nossos inimigos. Pode ser útil para analisar como a palavra amor se aplica a este contexto. Muitos estudiosos acreditam que o amor se refere ao "maior bem" de um indivíduo. Tratar aqueles que são hostis a nós com respeito e bondade pode ser parte do amor. Mas às vezes "o maior bem" significa a fixação de limites sobre o comportamento prejudicial. - Dennis Fisher

Senhor, obrigado pela paz que temos no nosso coração.

E que podemos ser pacificadores com outros através de nossas atitudes, palavras e atos.

Ajuda-me a mostrar Sua misericórdia e paz.

Pensamento do Dia: Por causa da paz de Deus e paz com Deus, podemos ser pacificadores para Deus.