>
 

Dar O Seu Melhor

"Honra ao SENHOR com os teus bens, e com a primeira parte de todos os teus ganhos;

E se encherão os teus celeiros, e transbordarão de vinho os teus lagares." (Provérbios 3:9-10 NVI).

No pensamento bíblico que foi pela primeira vez foi o melhor: o primeiro da safra, primeiro do rebanho, o primeiro dos filhos. Quando Abraão sacrificou Isaque ele estava dando o seu melhor. Isaque representava todas as melhores coisas, as coisas boas da vida de Abraão. Ele representava as suas esperanças, seus sonhos, o seu amor, seu futuro, sua segurança, seu prestígio, seu poder, sua vida. Isaque era a coisa mais preciosa que ele poderia ter oferecido a Deus.

Deus não quer nossas sobras, ele quer o que é melhor.

Muitos anos atrás, minha esposa e eu fomos chamados para pastorear uma igreja pequena enquanto eu participava do seminário pela segunda vez. Eu havia servido  como pastor assistente em várias igrejas, e este foi o meu primeiro pastoreado. Como era tradição, eles nos deram, o  novo pastor e sua esposa, um "pilão", uma reflexão dos velhos tempos quando os membros da igreja traria um quilo de farinha, um quilo de açúcar, um quilo de linguiça, e assim por diante para ajudar a família do pastor a montar a casa.

Quando chegamos à casa paroquial para a nossa primeira noite em nossa nova casa, abrimos os armários para descobrir as prateleiras estavam cheias  com produtos enlatados, a geladeira abastecida a ponto de transbordar, e várias peças de artesanato foram colocadas no balcão da cozinha para decorar a casa nova. Ficamos muito grato e agradecido.

Mas quando começamos a colocar as peças de artesanato ao redor na casa  notamos que alguns itens tinham peças que faltavam pedaços e outros estavam quebrados. Quando verificamos alguns dos itens na geladeira já tinham passado a data de validade. Então nós começamos a ver os enlatados no armário. Alguns eram tão velho que havia ferrugem sobre as latas. Embora muitos dos membros da igreja doaram itens que eram de boa qualidade outros deram os itens que eram destinado à venda de garagem ou a lata de lixo, em vez de redirecionado para nós. Eles deram sobras. Eles deram menos do que o seu melhor.

Tivemos duas emoções simultâneas: uma era de grande alegria pela generosidade de muitas das pessoas e a outra foi de grande tristeza por obter os supérfluos indesejados

Eu me pergunto se Deus muitas vezes se sente da mesma maneira. O fato é que muitas pessoas dão o seu melhor para Deus. Mas, outros dão suas sobras. Eles tratam Deus e sua igreja como uma venda de garagem. Se é algo que já usado e desgastado, então eles vão dar para a igreja. O fato é que a maioria da nossa oferta é feita a partir de nosso superávit, e não como um sacrifício. Em outras palavras, se temos algum dinheiro sobrando depois de ter pago as contas, temos um bom tempo, e pomos de lado alguns para nós mesmos, então vamos dar. Muitas vezes essas doações  não são nada mais do que a mudança do bolso, excedentes de sobras, e talentos podres. Dando itens de segunda mão para a igreja ou boa vontade é melhor do que jogá-los fora. Mas ceder algo porque não queremos em primeiro lugar não está dando,; é uma distribuição seletiva.

Sacrifício é dar o que temos  de melhor. É entregar o novo e manter o velho. É conceder o melhor e sagarrar firme para o que fará. Sacrifício é provado não pela doação feita, mas pelo o que é deixado depois que a doação foi feita.

 Rick Ezell.