>
 

Josué 23

Quando alguém faz um discurso perto do fim da sua vida - quando a sua morte  aproxima rapidamente - normalmente podemos esperar que eles falarão sobre algo importante! Discursos finais têm uma maneira de revelar o que está próximo e querido do coração de uma pessoa. Josué 23 registra tal discurso de Josué, o grande líder do povo de Deus, cuja morte está agora se aproximando rapidamente. Então, o que está perto e querido do coração de Josué? O que ele deixará como uma incumbência final para o povo de Deus?

Enquanto Josué chamará as pessoas a fazer certas coisas, a primeira coisa que ele faz é lembrá-los do que Deus fez por eles. Josué quer que as pessoas se lembrem que Deus tem pelelado por elas enquanto entraram na terra prometida, "... e vós já tendes visto tudo quanto fez o SENHOR, vosso Deus, a todas estas nações por causa de vós, porque o SENHOR, vosso Deus, é o que pelejou por vós." (v. 3). Todas as outras instruções de Josué começaram com este lembrete fundamental: que Deus tem pelejado a favor  do seu povo e deu-lhes grande vitória e herança.

Enquanto Josué começa a instruir o povo, sua principal preocupação é uma que temos  ouvido muitas vezes antes, mas obviamente algo que está na vanguarda da mente e do coração de Josué. Josué exorta o povo a manter a lei e obedecer atentamente a Palavra de Deus. A ênfase é ficar perto a esta Palavra - não desviar dela de qualquer maneira "... para que não vos mistureis com estas nações que restaram entre vós. Não façais menção dos nomes de seus deuses, nem por eles façais jurar, nem os sirvais, nem os adoreis." (v. 7). No final de sua vida, durante seu último discurso ao povo de Deus, Josué se concentra em sua obediência e aderência à Palavra. Essa é sua principal preocupação! Por quê? O que é acerca da Palavra de Deus que faz Josué preocupado com ela pelo bem do povo? A Palavra de Deus, de acordo com Josué, é o que coloca o povo de Deus aparte das nações vizinhas pagãs, e protege-os do pecado e da idolatria. Josué exorta-os a manter a Palavra de Deus "... para que não vos mistureis com estas nações que restaram entre vós." (v. 7)  É a fidelidade à Palavra de Deus que irá protegê-los do pecado da "mistura". Josué exorta-os a guardar a Palavra de Deus, "... pois o SENHOR expulsou de diante de vós grandes e fortes nações;" (v. 9) É a Palavra de Deus que os torna absolutamente como um povo único que seguem o único e verdadeiro Deus Criador.

O discurso de Josué certamente traz consigo um sério aviso. Se eles não guardam a Palavra de Deus, e se eles misturarem-se com as nações idólatras que os cercam, o castigo de Deus virá a eles, e as mesmas nações que os tentaram trará sérios transtornos e sofrimento sobre eles, "... sabei, certamente, que o SENHOR, vosso Deus, não expulsará mais estas nações de vossa presença, mas vos serão por laço e rede, e açoite às vossas ilhargas, e espinhos aos vossos olhos, até que pereçais nesta boa terra que vos deu o SENHOR, vosso Deus." (v. 13). Há apenas um caminho para frente para o povo de Deus: caminhar de acordo com a Palavra do único verdadeiro Deus, sem desviar-se de qualquer forma. É este apelo que Josué faz como ponto central de seu discurso de despedida ao povo de Deus.

O que é que nos coloca aparte como povo de Deus? É que temos, seguramos e cremos na Sua Palavra perfeita, que Ele dá como uma dádiva para guiar Seu povo. O que é que nos resguarda do pecado, tentação e fracasso como povo de Deus? É viver segundo a Sua Palavra perfeita e não desviar Dela de qualquer maneira. A ordem de Josué bem que poderia ser dada a nós como povo de Deus hoje! Deus nos salvou; Ele fez a obra de salvação milagrosa para nós através de Cristo. Somos chamados a responder por edificar nossas vidas, todos os dias, sobre a Sua Palavra perfeita. Ore a Deus hoje acerca disso. Peça a Ele para dar-lhe força para seguir firme após Ele e andar em linha reta de acordo com a Sua Palavra sem desviar nas mínimas coisas.

Philip D. Walmer