>
 

Graça Para Você, E Paz


Johnny senta-se à mesa da cozinha, olhando desanimado para a pilha de ervilhas que permanecem intactas em seu prato. Sua mãe está ralhando: "Se você não comer os legumes Deus vai ficar bravo com você." Na igreja em toda a cidade Julie ouve com atenção o seu professor de estudo Biblico como ela é avisada, "Se você rouba de Deus vai mandar você para Inferno." Apenas uma rua de distância a mãe de Aaron está fazendo seu melhor para fazê-lo ir à igreja com ela, quando ela declara: "Se você não ir à igreja você estará em apuros com Deus." Som familiar? Alguma vez você já ouviu alguém ameaçar a ira de Deus em nome da disciplina?

Concorda, é bom comer vegetais, é errado roubar e é importante ir para adorar a Deus. Infelizmente, porém, devido a encontros como o que acabamos de mencionar, muitas pessoas bem-intencionadas, inadvertidamente, virou a principal mensagem da Bíblia em sua cabeça. A Palavra de Deus para a humanidade é de esperança, não de condenação. Mesmo Jesus proclamou: "Se alguém ouvir as minhas palavras e não as guardar, eu não o julgo; porque eu não vim para julgar o mundo, e sim para salvá-lo." (João 12:47)

Se você cresceu sendo ameaçado pela ira de Deus, pode ter uma agradável surpresa ao descobrir que a Bíblia é um livro que é cheio de graça. Na verdade, uma frase muito comum nas Escrituras é: "a graça para você." Essa frase, ou uma muito semelhante, encontra-se em 63 versículos da Bíblia. Esses versículos estão espalhados por 19 livros diferentes da Bíblia. Muitos outros conceitos bíblicos ressaltam a Boa Nova de que Deus estendeu Sua graça para toda a humanidade. Ele veio para nos restaurar para Si Mesmo! (Colossenses 1:20) Ele está tentando corrigi-lo para que todos possam ter um ótimo relacionamento com Ele.

Em outras palavras, Deus não está olhando para nós para ser bom por causa Dele, Ele está à procura de uma oportunidade de nos amar e nos capacitar a fazer o bem para nós. Deus não está pedindo às pessoas para confissões ou arrependimento, e Ele está oferecendo-lhes perdão por arrependimento. "Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça." (1 João 1:9) Deus não exige o batismo, em vez disso, Ele se oferece para lavar o pecado, quando as pessoas obedecem e são batizadas. "E agora, por que te demoras? Levanta-te, recebe o batismo e lava os teus pecados, invocando o nome dele." (Atos 22:16) Deus não exige que as pessoas sejam cheios do Seu Espírito, mas Ele faz oferta para dar poder para aqueles que querem viver uma vida dirigida pelo Espírito. "Respondeu-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para remissão dos vossos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo." (Atos 2:38) Deus faz a doação e os crentes para o recebimento e execução. É um grande negócio para nós! Deus está do nosso lado!

Este conceito é claro nas Escrituras que explicam, "Nisto consiste o amor: não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou e enviou o seu Filho como propiciação pelos nossos pecados... Nós amamos porque ele nos amou primeiro." (I João 4:10,19) Deus em primeiro lugar estende Seu amor e graça. Então, uma vez que a humanidade é capaz de aceitar essa graça, eles podem responder pelo desenvolvimento de um relacionamento amoroso e obediente com seu Salvador. Ele ama, nós respondemos.

Deus oferece a graça, o que pode ser definida como um favor não merecido. O resultado Dele amar-nos e amar-nos de volta é paz, uma paz que ultrapassa o entendimento, "E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o vosso coração e a vossa mente em Cristo Jesus." (Filipenses 4:7)  Podemos ter paz porque Ele nos ama incondicionalmente. Podemos ter paz quando respondemos a Ele por amá-Lo de volta. Podemos desfrutar de paz, porque o estilo de vida que Ele inspira é honroso e abundante. A paz será o produto de muitas experiências um verdadeiro crente terá com Deus, quando eles oram, adoram e aplicam Seus princípios à sua vida.

Deus não está procurando uma razão para julgar, Ele está procurando por pessoas que colaboram com o Seu "plano de salvação." Ele graciosamente lança para fora uma mensagem salva vidas e espera pacientemente para que as pessoas chegam e aceitam a graça em Seus termos. Graça para você, e paz.

John W. Hanson