>
 

Seis Dias Trabalharás

            Há quem julgue o trabalho como maldição. Há também quem associa ao trabalho a idéia de escravidão. Mas o trabalho não é jamais uma maldição e nem escravidão. É virtude que satisfaz. A Palavra de Deus não condena o trabalho, mas o exalta. Condena, sim, a ociosidade. Mas o trabalho salutar é bênção. Basta alguém perder o seu emprego para sentir o quanto o trabalho lhe faz falta. Há, entretanto, quem não gosta de trabalhar.  O problema neste caso não reside no trabalho e sim no gosto da pessoa. Via de regra são vadios que querem viver como parasitas. Uma pessoa em situação normal tem prazer em trabalhar, a Bíblia diz que não comam. "Porque, quando ainda convosco, vos ordenamos isto: se alguém não quer trabalhar, também não coma." (II Tessalonicenses 3:10)

            Quem não for doente, vadio ou preguiçoso, sente-se realizado na sua ocupação.

            O trabalho, entretanto, pode também ser escravidão, quando o trabalhador é explorado pelo empregador. O empregador deve reparar que a Bíblia diz: "Ai daquele que edifica a sua casa com injustiça e os seus aposentos, sem direito! Que se vale do serviço do seu próximo, sem paga, e não lhe dá o salário;" (Jeremias 22:13).

            Deus, ao criar o homem, não o fez para a ociosidade. Colocou-o no jardim do Édenn para cultivar.

            Como está o jardim de sua vida? De sua família? Jesus aconselha: "Trabalhai, não pela comida que perece, mas pela que subsiste para a vida eterna, a qual o Filho do Homem vos dará; porque Deus, o Pai, o confirmou com o seu selo." (João 6:27) 

Helmuth Matschulat

Pensamento do Dia: Trabalho duro é acumulação de coisas fáceis que não fez quando devia.