>
 

Pôr Em Prática

Um mestre japonês, um dos idealizadores de filosofia que tornaram o Japão uma potência industrial, foi contratado por uma importante indústria nacional para prestar consultoria na área de eficiência, redução de custos, etc. Em poucos dias de Brasil e após algumas visitas aos escritórios e às fábricas percebeu bem claramente que o povo brasileiro gosta de teorizar, falar bonito, entender e discorrer sobre os fatos - mas não põem em prática o que sabe!!! Há um abismo entre a teoria e a prática. A coragem deste mestre deixou todo mundo perplexo, ao afirmar que a lição número l era: Limpem a fábrica. Daqui um ano, voltarei, e se o chão da fábrica ainda estiver sujo, se as prateleiras em desordem, etc, não irei passar a lição número 2, e outros níveis superiores... Gastou-se milhões só para ouvir: Limpem a fábrica!!! Tenho observado que facilmente incorremos no mesmo erro quando se trata da vida cristã - teorizamos, sabemos muito e praticamos pouco. Sabemos que a lição número l é a de se arrepender dos nossos pecados e "limpar nossas vidas". Mas quando se empenham seriamente nisto? Conhecemos Mateus 6:33: "Buscai em primeiro lugar o reino de Deus e a sua justiça e todas as demais coisas (comida, roupa, casa) vos serão acrescentadas" - mas quantos fazem de Deus o primeiro lugar, a prioridade máxima? O mestre Jesus sabe ser duro quando finaliza o sermão do monte afirmando: "Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor, entrará no reino dos céus; mas somente o que faz a vontade de meu Pai". E certamente terá a coragem de dizer dos que sabem muito, usam o nome de Jesus, mas não se santificaram: "Nunca vos conheci, apartai-vos de mim, vós que praticais a iniquidade".

Portanto sejamos prudentes como o homem que houve as palavras de Jesus e as pões em prática, pois este construirá sua casa sobre a rocha firme.

"Se o meu  povo... se humilhar, orar e me buscar, se converter..., então eu ouvirei dos céus, perdoarei os seus pecados e sararei a sua terra." II Crónicas 7:14