>
 

Poder - 1

Número 1

 

            "... mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra." (Atos 1:8)

            Pessoas em geral têm vistas diferentes do poder. Algumas almejam um poder que lhes darão autoridade e controle sobre outras pessoas. Os grandes conflitos e guerras mundiais na sua maioria eram o resultado da ganância pelo poder. Da mesma forma a maioria dos conflitos entre pessoas que devem ser da mesma fé têm sua origem na ganância para reinar, controlar e poder mandar na vida dos outros, até no casamento. Também os conflitos que infelizmente atingem as congregações locais da Igreja procedem da mesma fonte. Pessoas carnais deixam suas paixões pelo poder orientar suas vidas e ações. Certamente esta atitude jamais foi encontrada em nosso Senhor Jesus Cristo em cujos passos devemos andar.

            Para que serve o poder, então? Esta pergunta só pode ser feita por quem realmente não conhece bem a Palavra de Deus.

            Em primeiro lugar cada crente deve almejar que o poder de Deus esteja presente na sua vida para auxiliá-lo dominar as tendências carnais que procuram sempre sobressair a fim de destruir a obra de salvação que Deus efetuou. Não há como ser totalmente sucedido neste empreendimento espiritual a não ser que tenha o poder de Deus residente no fundo de seu ser. É claro que o poder almejado por este fim não tem absolutamente nada a ver com a vida dos outros, contudo com sua.

            Paulo fala da luta entre a carne e o Espírito: "Porque a carne milita contra o Espírito, e o Espírito, contra a carne, porque são opostos entre si; para que não façais o que, porventura, seja do vosso querer." (Gálatas 5:17) "Porque o que a nossa natureza humana deseja é contra o que o Espírito quer, e o que o Espírito quer é contra o que a natureza humana deseja. Os dois são inimigo, e por isso vocês não podem fazer o que querem." (NTLH) Pela oração, jejum e leitura da Palavra de Deus tem que fortalecer o Espírito para que este ganha esta batalha feroz. Alimenta o Espírito para que seja mais forte do que a carne. O problema frequentemente é que pessoas estão sempre alimentando a carne com prazeres mundanos, e entretenimentos que em nada fortalecem o Espírito. Paulo ainda fala deste assunto em Efésios 6:12: "... porque a nossa luta não é contra o sangue e a carne, e sim contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes."

            Quando esta passagem fala que nossa luta não é contra sangue e carne, refere-se aos governos, exércitos e outras coisas desta natureza, e não aos desejos carnais que militam contra nosso bem-estar espiritual. Devemos nos lembrar de que na época em que estas passagens foram escritas; o mundo foi dominado, isto é subjugado, ao poder do império romano que perseguia os cristãos sem trégua. Mas Paulo faz todos lembrar-se que a luta maior foi contra a própria natureza carnal e para vencê-la é necessário o poder que só vem pelo Espírito Santo. "... enchei-vos do Espírito..." (Efésios 5:18)

Philip D. Walmer