>
 

Poder - 3

Número 3

 

            "... mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra." (Atos 1:8)

            Descobre-se uma cena interessante em Mateus 20:21. A mãe de Tiago e João chegou a Jesus pedindo que seus dois filhos fossem privilegiadas com posições de honra e poder no reino de Jesus. Ela queria que um deles ficasse ao lado esquerdo do poder e o outro ao direito. É interessante que este espírito carnal existisse tantos anos atrás e em pessoas bem próximas a Jesus. Os outros, tomando conhecimento do ocorrido, ficaram indignados contra estes dois discípulos. É fácil ver com este acontecimento que este espírito carnal, e certamente não o de Jesus, gera contendas e um mal estar entre irmãos.

            Jesus sentou-se com todos os discípulos e disse claramente que esta atitude era do mundo e que ele jamais queria que este espírito entrasse e permanecesse no meio dos Seus discípulos. Infelizmente vemos este espírito prevalecente em todos os níveis da Igreja nestes dias. Creio que é isto que impede a Igreja de cumprir a sua tarefa, ordenada por Jesus, que é de pregar o Evangelho a todo o mundo. Enquanto homens estão procurando cuidar seus próprios reinos, e interesses, não haverá tempo, energia nem foco para poder desinteressadamente cuidar exclusivamente o reino de Deus.

            Ao receber de verdade o Espírito Santo no dia de Pentecostes, esta atitude se foi. Ninguém questionou o fato que foi Pedro que tomou a frente para pregar e exortar a multidão que chegou para ver o que acontecia. Os outros com bom espírito simplesmente ficaram de pé para dar apoio a Pedro. Ninguém se interessava em receber a vanglória por ser o orador do dia. Nunca mais se ouve falar deste espírito carnal. E, o resultado foi o crescimento da igreja, que em poucos anos encheu o mundo. A Igreja foi severamente perseguida, pois estava prestes de derrubar o centro de poder e governo humano.

            Em Atos capítulo quatro a Bíblia recorda o início desta perseguição. Os discípulos começaram entender que ser discípulo não era uma posição de ser almejada, pois não era popular e resultaria em perseguições. Agora nos versículos vinte e três a tinta e um entende-se que os discípulos se acharam impotentes diante dos poderes do mundo religioso e governamental. Portanto eles voltaram para os demais e se colocaram para buscar a Deus por uma renovação do Espírito Santo. "Tendo eles orado, tremeu o lugar onde estavam reunidos; todos ficaram cheios do Espírito Santo e, com intrepidez, anunciavam a palavra de Deus." (v. 31)

            Infelizmente muitos que têm recebido o Espírito Santo não buscam uma renovação que necessitam para enfrentar os desafios dos dias atuais. Eles se acham impotentes diante dos poderes do mundo, portanto ficam quietinhos nos seus cantos, pois não têm mais aquele poder que vem do alto.

            Amigo, se a igreja onde você frequenta não se renova coletivamente no poder do Espírito como no Livro de Atos, isto não deve lhe impedir de se renovar pessoalmente durante suas devoções em casa. Assim poderia fazer a vontade de Deus e ver o que Deus realmente pode fazer por um servo Seu que se entrega totalmente à vontade do Espírito.

Philip D. Walmer