>
 

Poder - 4

Número 4

            "... mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra." (Atos 1:8)

            Alguém escreveu uma frase mais ou menos assim    "O mundo ainda está por ver o poderia ser alcançado para Deus e Seu Reino se ninguém ligasse em receber o crédito."

            É triste de ver como pessoas procuram usar o poder de Deus e o nome de Jesus para alcançar honra, glória e aplausos dos homens para eles mesmos. Minha esposa fez me lembrar hoje de uma igreja e pastor que visitamos anos atrás. Depois de realizar o culto o pastor perguntou por que a gente não se gabava mais acerca de tudo que alcançamos em nosso ministério. Bem, não tenho resposta para isto a não ser que na verdade alcancei pouco, e qualquer coisa que consegui fazer foi somente pela graça e auxílio de Deus. Nada era, nada sou, e nada serei, a não ser um pecador salvo pela graça e misericórdia de Deus.

            Deus não nos deu Seu Espírito Santo a fim de nos equipar fazer grandes milagres, prodígios, curas e etc., a fim de engrandecer a nós mesmos. Este poder foi nos dado da mesma forma que um empregador empresta para seus funcionários os equipamentos que necessitam para fazer os trabalhos da empresa. Deus outorgou o Espírito Santo aos seus discípulos para equipá-los com tudo que necessitariam para edificar Seu reino, não um reino para nós. Foi isto que os discípulos fizeram durante os anos da Igreja Primitiva.

                João Batista teve a atitude correta. Ele estava tendo um ministério de sucesso. Multidões fluíram para ouvi-lo pregar. Ele batizava centenas e quem sabe milhares, no entanto ele sempre sabia que era apenas precursor de Jesus e disse o seguinte: "Convém que ele cresça e que eu diminua." (João 3:30) Oxalá que todos pudessem ter esta atitude. Seria possível fazer muito para Deus, pois Deus daria todo o apoio. Mas quando nós queremos raptar Seu poder, Seu Espírito e Seus recursos para nosso bem Ele simplesmente retira os benefícios do Seu reino, deixando com que se faça tudo pela carne que em nada adianta, nem para nós e nem para o reino dele. 

            Temos uma promessa da parte Dele que se nós buscamos em primeiro lugar seu reino, Ele suprirá todas as nossas necessidades. (Mateus 6:33) Paulo chegou ao fim precoce da sua vida, sabia que seria morto pelo Nome de Jesus. Ele refletiu acerca da vida passada, lembrando os sofrimentos todos, contudo, de suas experiências disse: "E o meu Deus, segundo a sua riqueza em glória, há de suprir, em Cristo Jesus, cada uma de vossas necessidades." (Filipenses 4:19) É muito vantajoso notar que Paulo disse que Deus supriria as necessidades. Será que podemos deixar determinar o que é e o que não é necessidade para nós? Deus não tem absolutamente nenhuma responsabilidade dar tudo que desejamos de um coração mal convertido, onde ainda reina a ganância e desejo carnal para uma posição econômica e social favorável a nós.

            Deus e Seu reino têm que estar em nossa prioridade e o uso dos equipamentos que Ele providencia deve ser usado exclusivamente em prol do Seu reino. Funcionário de empresa que leva qualquer coisa da empresa para uso próprio é ladrão e será dispensado sem direito a nada. Será que Deus faz e fará o mesmo?

Philip D. Walmer