>
 

SĂȘ Forte!

            "Não to mandei eu? Sê forte e corajoso; não temas, nem te espantes, porque o Senhor, teu Deus, é contigo por onde quer que andares. (Josué 1:9)

            Qualquer crente apercebido aos acontecimentos no mundo de hoje entende cada dia melhor que os dias são maus para aqueles que realmente querem servir e agradar a Deus. Pessoas de fé cristã estão sendo perseguidas em volta do mundo. Não está sendo mais popular ser cristão, ou de demonstrar sua fé em Deus. Sabendo disto não há poucos crentes que estão achando razão para fazer compromisso com o mundo a fim de escapar a perseguição. As linhas demarcando os limites da batalha final estão sendo traçados na areia da arena, e os cristãos serão obrigados de determinar definitivamente em que lado ficarão. Esta semana nos EUA mais um incidente nesta nação supostamente cristã vazou na mídia. Um corredor ganhou uma corrida que levaria seu time ao outro nível de competição. Sendo cristão, ele levantou o dedo indicador e apontou para o céu, um sinal de agradecimento a Deus. Foi irreparavelmente desqualificado, junto com os outros membros do seu time.

            No cenário de nosso texto, o grande líder, Moisés tinha morrido, e o manto de responsabilidade de levar o povo de Deus à Terra Prometida recaiu sobre os ombros de Josué. Diante dos grandes desafios, ele está muito temeroso, cheio de receio se ele pode ou não abraçar esta tarefa tão grande e tão importante. Nestas alturas o Senhor apareceu a ele com palavras de bom ânimo. No meio de muitas palavras Deus disse: "Sê forte e corajoso; não temas, nem te espantes..."

            O Apóstolo Paulo enfrentou desafios de grande espanto, circunstâncias que fariam a alma de qualquer um tremer. Em uma destas situações Paulo recebeu esta mensagem do Senhor por meio de uma visão noturna: "Teve Paulo durante a noite uma visão em que o Senhor lhe disse: Não temas; pelo contrário, fala e não te cales; porquanto eu estou contigo, e ninguém ousará fazer-te mal, pois tenho muito povo nesta cidade." (Atos 18:9-10)

            Não poucas vezes os apóstolos enfrentaram situações totalmente além de sua capacidade para enfrentar. Em vez de se espantarem, correram para Deus via a oração. Uma destas ocasiões é encontrada em Atos 4:23-31. O resultado de sua oração é recordado no versículo 31: "Tendo eles orado, tremeu o lugar onde estavam reunidos; todos ficaram cheios do Espírito Santo e, com intrepidez, anunciavam a palavra de Deus." (Atos 4:31) No início do capítulo encontramos Pedro e João indo para o templo a fim de orar às 15:00 horas. É bem provável que eles já participaram da oração das 09:00 horas, bem como a das 12:00 conforme os costumes dos judeus. O poder de Deus se manifestou e o coxo foi curado. No entanto, após ouvir palavras de ameaça dos líderes religiosos eles sentiram a necessidade de mais poder do alto; o buscavam e receberam.

            Diante das perseguições que os Efésios sofriam, Paulo admoesta: "Estai, pois, firmes, cingindo-vos com a verdade e vestindo-vos da couraça da justiça." (Efésio 6:14) Estes dias não são dias de moleza, contudo de firmeza e constância, e há de dar certo pois por via da oração. Deus estará sempre conosco.

Philip D. Walmer

Pensamento do Dia: "Não adianta morrer o Saulo de Tarso dentro de nós, se não nascer um Apóstolo Paulo para substituí-lo."