>
 

Quanto Me Custa?

 

Um padre inglês exortando sua congregação com respeito as suas obrigações em relação aos pobres e necessitados, disse que o descaso demonstrado pela maioria em nada agradava a Deus. Criticou a corrida atrás de riquezas e bens materiais. Em determinada altura perguntou para um membro da igreja do lugarejo onde servia como vigário: "Seu George se você tivesse dez mil libras (moeda inglês) daria uma metade para a caridade?"

            "Seu padre," respondeu, "sim, eu daria."

            O padre continuou com outra pergunta: "Seu George, se você tivesse dois cães de caça, doaria um para um vizinho que não tem?"

            "Não!" respondeu o membro.

            "E por que não, seu George?" indagou o vigário.

            "Porque eu tenho dois cães de caça."

            É muito fácil prometer dar o que não tem ou dar o que pertence aos outros.

            É revelador recordar que Davi, em II Samuel 24:18-25, saiu para erguer um altar e oferecer sacrifícios ao Senhor. Chegando a eira de um homem por nome de Araúna, disse lhe claramente que veio para comprar a eira dele. Araúna, no entanto, ofereceu doar seu bem ao rei. Aí foram proferidas palavras que jamais devem ser esquecidas: "Porém o rei disse a Araúna: Não, mas eu to comprarei pelo devido preço, porque não oferecerei ao Senhor, meu Deus, holocaustos que não me custem nada. Assim, Davi comprou a eira e pelos bois pagou cinquenta siclos de prata." (II Samuel 24:24)

            Davi não achou lícito dá algo ao Senhor que não lhe custaria nada. É também interessante notar que Davi não procurou pechinchar, pois ofereceu pagar o preço justo ("pelo devido preço"). Nem queria oferecer ao Senhor holocausto nenhum pela qual ele não pagou o devido preço.           Em uma igreja onde pastoreei vários membros começaram a reformar suas moradias. De repente eles começaram trazer para a igreja carpetes usados, moveis velhos e outras quinquilharias sem grande valor. Não por orgulho, mas pelo desprezo com que eles trataram a casa do Senhor eu me aborreci, e muito. Finalmente senti-me na obrigação de dar uma lição acerca do assunto. Partimos para a Palavra de Deus e mostrei como Moisés pediu os melhores bens do povo para edificar o Tabernáculo do Senhor. Não foi fácil para o povo dar estes bens ao Senhor, pois na realidade foi o pago deles pelos anos de trabalhos de escravidão que passaram. Contudo, doar assim fez com que eles tivessem seu trabalho e suor investido naquele lugar de adoração a Deus.

            Os discípulos do Senhor observaram com que desprezo foi tratado seu Senhor e sabiam que não poderiam esperar melhor tratamento por serem seus discípulos. Em Atos capítulo nove, Paulo, descobre o quanto lhe custaria para aceitar a chamada do Senhor. Todos os discípulos e seguidores de Cristo sofreram para servi-Lo.

            Cristãos em muitos lugares no mundo hoje estão sofrendo terrivelmente pela fé. Ninguém deve jamais pensar que servir a Deus é de graça, que não vai lhe custar nada. Quanto vai me custar? Deve realmente importar, quando havemos de herdar um lugar na cidade santa, vida eterna e tudo que acompanha? Acho que não, portanto cessaremos de queixar, e reclamar, pois o sofrimento aqui não se compara com a glória que há de vir. "Porque para mim tenho por certo que os sofrimentos do tempo presente não podem ser comparados com a glória a ser revelada em nós." (Romanos 8:18)

Philip D. Walmer