>
 

Não Pode Esconder

            A verdade é que ninguém pode esconder a pessoa que realmente é. Apesar de todos os esforços, mais tarde ou mais cedo será revelada a pessoa que reside atrás à fachada que levantou. Situações da vida, pressões de trabalho, de família, de enfermidades entre outras coisas desta natureza cooperam em revelar a pessoa que realmente é.

            Certa vez viajei para uma região rural onde residiam alguns amigos. Aquele ano deu uma supersafra de tangerinas (bergamotas) e também o que chamamos de limão-bergamota. Eles me disseram que eu podia levar o quanto quisesse, pois estavam caindo e apodrecendo no chão. Sendo que não tinha recipientes para levá-las, coloquei as bagagens no banco de traz e coloquei baldes e mais baldes da fruta no porta-malas do carro. Ao chegar de volta em casa, eu comecei as separar e guardar. As duas frutas são bem parecidas uma com a outra e somente quem tem experiência pode decifrar a diferença. Um amigo estava me observando enquanto descarregava a fruta e eu perguntei para ele se ele queria uma tangerina. Ele respondeu que sim, mas eu para pregar uma peça nele, joguei um limão para ele. Ele o descascou, partiu no meio e enfiou um metade na boca. Com apenas uma mordida, ele começou cuspir, tossir e engasgar. Eu ria bastante, mas ele não achou graça na minha brincadeira. Mas, pastor, qual é a moral desta história?

            A moral é que quando se apertar qualquer fruta, você sabe o que é pelo suco que sai. Assim, os problemas da vida apertam as pessoas e de repente a fachada que foi construída com tanto cuidado rui num estrondo que deixa todos de boca aberta. O que aconteceu? Aconteceu que ninguém consegue esconder a pessoa que realmente é.

           A Bíblia diz a verdade seguinte em Lucas 6:45: "O homem bom do bom tesouro do coração tira o bem, e o mau do mau tesouro tira o mal; porque a boca fala do que está cheio o coração." Nestas palavras sábias tiramos a conclusão que o homem necessita de uma transformação do seu íntimo e não apenas uma mudança de fachada. Pode revestir um prédio velho com um revestimento dos mais bonitos e mais caros, mas por baixo ainda é um prédio velho, e quem sabe com um alicerce prestes para ruir.

            O profeta Jeremias entendeu bem esta verdade, pois escreveu: "Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto; quem o conhecerá?" (Jeremias 17:9) Se entendemos bem esta passagem, tiramos a conclusão que nem o homem dentro do qual habita o coração pode conhecer seu próprio coração. Seria possível recordar a vida de várias pessoas da história bíblica que foram enganadas por seu próprio coração. Foram reprovados e morreram sem Deus e sem qualquer esperança. Triste, todavia real.

            Mateus 12:34 fala basicamente o de Lucas 6:45, mas um tanto mais forte: "Raça de víboras, como podeis falar coisas boas, sendo maus? Porque a boca fala do que está cheio o coração."

            Há somente um remédio para este cenário triste... Uma transformação de dentro para fora que somente possa ser feito por meio do arrependimento, batismo nas águas e o recebimento do poder de Deus pelo Espírito Santo. Faça hoje!

Philip D. Walmer

Pensamento do Dia: Existe algo mais maravilhoso, mais fascinante, mais glorioso para o cristão do que contemplar os mistérios de Deus? - D. Martyn Lloyd-Jones