>
 

O Preço da Desobediência - 2

Leitura Bíblica - Deuteronômio 28

Número 2

 

                "Vós, porém, sois raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, a fim de proclamardes as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz..." (I Pedro 2:9 RA) "Mas vocês são a raça escolhida, os sacerdotes do Rei, a nação completamente dedicada a Deus, o povo que pertence a ele. Vocês foram escolhidos para anunciar os atos poderosos de Deus, que os chamou da escuridão para a sua maravilhosa luz. (I Pedro 2:9 NTLH)

            Você que se declara ser crente é uma das pessoas mais privilegiadas do mundo. Deus na sua misericórdia lhe chamou para ser Seu filho. Você aceitou os termos da sua adoção, arrependendo-se dos seus pecados, batizando-se biblicamente em o Nome de Jesus Cristo, e abrindo seu coração para receber a plenitude do Espírito Santo. (Atos 2:38)  É por isso que o texto acima chama estes chamados de "raça eleita". Você não escolheu a Deus, mas Ele escolheu você. Sendo que você foi escolhido propositalmente por Deus, é foi feito filho Dele por ação Dele e não propriamente por obras suas; você se deve a Deus por ter lhe colocado nesta posição de tanto privilégio.

            Sendo que você e todos estes chamados especiais devem pertencer a esta raça eleita, a este sacerdócio real, a esta nação santa, e se tornaram propriedade exclusiva de Deus, não é lógico que todos estes por vontade própria se separariam exclusivamente para o serviço Daquele que os chamou? Infelizmente não é isto que se vê acontecendo no meio evangélico hoje. O comportamento apresentado pela maioria dos crentes em pouco ou em nada defere o do mundo. A igreja de hoje que ser "inclusiva", e de certa forma deve assim agir. No entanto, já é hora para a Igreja reconhecer que Deus não salva o povo "nos" seus pecados, mas "dos" seus pecados.

            Abraão não se tornou o amigo de Deus e progenitor de uma raça especial de Deus até que obedeceu e saiu do lugar da sua habitação para o lugar que Deus já escolheu para Ele. Israel não foi salvo enquanto habitava no Egito (tipo bíblico do mundo), mas somente ao deixar Deus os livrar da escravidão daquele lugar. Este povo se tornou o povo exclusivo de Deus somente após tomar posse da terra prometida e de derrotar todos os inimigos deles e de Deus. (A terra prometida não é tipo do céu, mas do recebimento do Espírito Santo.)

            Permita que eu lhe faça umas perguntas, amigo: Quando você se veste sensualmente como o mundo, quando você fala e usa a linguagem do mundo, quando você enfatiza com palavras e insinuações às relações sexuais que devem ocorrer apenas entre um homem e mulher casados de modo torpe, quando comete a fornicação e adultério; está na realidade proclamando as "virtudes" Daquele que lhe chamou das trevas deste comportamento para a pura luz de Deus? Quando você anda de mãos dadas com os costumes mundanos, enche sua cabeça e coração com os divertimentos do mundo, você realmente crê que está andando na luz?

            Philip D. Walmer

Pensamento Do Dia: Anda na Luz, nada escondido, nada ocultado, tudo em aberto e transparente para todos poderem ver. - Brother Andrew - (Contrabandista de Deus, Página 103)