>
 

O Preço da Desobediência - 3

Leitura Bíblica - Deuteronômio 28

Número 3

 

                "Porquanto não serviste ao Senhor, teu Deus, com alegria e bondade de coração, não obstante a abundância de tudo. Assim, com fome, com sede, com nudez e com falta de tudo, servirás aos inimigos que o Senhor enviará contra ti; sobre o teu pescoço porá um jugo de ferro, até que te haja destruído." (Deuteronômio 28:47-48)

            A parte dos versículos acima que mais me chamam a atenção é: "... não serviste ao Senhor, teu Deus, com alegria e bondade de coração..." É evidente que na vida dos Israelitas que chegou o momento em que servir a Deus era difícil, doloroso e penoso. Eles tinham um Deus Todo-Poderoso e com outros atributos absolutamente sem fim, porém não tinha um deus visível como os idolatras, e por isso se sentiram constrangidos e envergonhados.

            Vejo que é algo semelhante que ocorre na igreja no dia de hoje. Os cristãos simplesmente se sentem constrangidos e envergonhados por viver uma vida separada do mundo, como Deus requer. Esta atitude sempre foi o que levou Israel para sofrer derrotas nas suas batalhas, cativeiro em nações dos estrangeiros, entre outros horrores insuportáveis.

            Amigo leitor, a vontade de Deus é que todos O sirvam com alegria, gozo e bondade. Peço que você preste bem atenção às passagens bíblicas que seguem, pois demonstram o que pode ser a porção gloriosa do crente que se entrega de coração e alma ao Senhor. Frequentemente é o pecado na vida do crente que apaga seu gozo em servir ao Senhor. Isto aconteceu com Davi e em Salmos 51:12: "Restitui-me a alegria da tua salvação e sustenta-me com um espírito voluntário."

                Servir a Deus e ir a casa Dele em louvor e adoração não deve de ser penoso: "Alegrei-me quando me disseram: Vamos à Casa do Senhor." (Salmos 122:1)

            Quando chegamos à porta da Casa do Senhor, deve existir dentro de nós uma atitude correta que agrada ao Senhor: "Entrai por suas portas com ações de graças e nos seus átrios, com hinos de louvor; rendei-lhe graças e bendizei-lhe o nome." (Salmos 100:4)

            A vontade de Deus para Israel, tipo da Igreja e para o crente de hoje é como diz este versículo de Isaías 12:3: "Vós, com alegria, tirareis água das fontes da salvação."

                Não são poucos os ditos crentes de hoje que não contribuem, ou contribuem apenas umas ofertas minguadas para a sustentação da Igreja, usando argumentos que nem se encontra na Bíblia e certamente não cabem dentro de uma alma resgatada das garras do diabo. Vejo o que Paulo escreveu à igreja de Corinto: "Cada um contribua segundo tiver proposto no coração, não com tristeza ou por necessidade; porque Deus ama a quem dá com alegria." (II Coríntios 9:7) Deve dar, mas não coagido e forçado e nem por necessidade, mas de um coração cheio da alegria do Senhor e fé.

Davi amava a Casa do Senhor como expressou em Salmos 121:1. Ele era zeloso para com a Casa do Senhor e expressou seu zelo neste versículo: "Por amor da Casa do Senhor, nosso Deus, buscarei o teu bem." (Salmos 122:9)

Philip D. Walmer

Pensamento do Dia: A divisão tem feito mais para esconder Cristo da vista dos homens do que toda a infidelidade que tem sido falado. - George MacDonald