>
 

Não É da Minha Vontade

            "Veio a palavra do Senhor a Jonas, filho de Amitai, dizendo:Dispõe-te, vai à grande cidade de Nínive e clama contra ela, porque a sua malícia subiu até mim. Jonas se dispôs, mas para fugir da presença do Senhor, para Társis; e, tendo descido a Jope, achou um navio que ia para Társis; e pagou, pois, a sua passagem e embarcou nele, para ir com eles para Társis, para longe da presença do Senhor." (Jonas 1:1-3)

            Deus escolheu Jonas para ser Seu porta-voz na cidade de Nínive, capital da nação de Assíria, uma nação poderosa que estabeleceu um império que dominava grande parte do mundo daquela época, e isto incluiu a subjugação de Israel. Devido à grande depravação da cidade e seus habitantes, Deus determinou a sua destruição por ato divino. No entanto Deus não iria destruí-la sem primeiro advertir seus habitantes acerca da iminente divina punição. Deus logo escolheu Jonas, um judeu de Israel e, portanto um dos sofredores subjugados por Assíria.

            Posso imaginar que Jonas ao ouvir de Deus que Nínive seria destruída ficou alegre, contente e até jubiloso com a notícia que seus inimigos seriam destruídos. Não é difícil entender a relutância da parte de Jonas de obedecer a Deus neste pedido, pois na mente dele estes inimigos mereciam a destruição. Não foi da vontade dele ir avisar seus inimigos da destruição vindoura. Era, na realidade, uma tarefa terrivelmente desagradável. No entanto, Deus pediu. Pode alguém ignorar o pedido de Deus e não sofrer algum castigo? Eu lhe deixo a vontade para responder.

            Desde a infância as crianças procuram exercer seus percebidos direitos. Antes de poder falar ou falar bem, é notável que a criança pretenda estabelecer seus gostos e desgostos. Elas não conseguem entender que são dependentes dos seus pais por tudo, absolutamente tudo. Não há nenhuma possibilidade da sobrevivência da criança sem o tenro cuidado dos pais ou outros responsáveis. Esta atitude continua ao longo da fase de crescimento. Jovens frequentemente rebelam contra os pais e saem de casa precocemente para descobrir que estando lá fora num mundo real e cruel não é exatamente o que eles esperavam. A história do filho pródigo ilustra tão bem este princípio. (Lucas 15:11-32) Saiu com dinheiro com o qual ele se divertiu, mas finalmente acabou comendo junto com os porcos no cocho. Lembrou-se da abundância que havia na casa paterna, para onde ele voltou humildemente. Jonas, da mesma forma foi obrigado ir humildemente fazer a vontade de Deus. Não adiantou dizer "Não É da Minha Vontade". Inutilmente tentou fugir da presença do Senhor. Ainda é inútil! Não há lugar onde Deus não está.

            "... pois nele vivemos, e nos movemos, e existimos, como alguns dos vossos poetas têm dito: Porque dele também somos geração." (Atos 17:28)

            "Nas suas mãos estão as profundezas da terra, e as alturas dos montes lhe pertencem. Dele é o mar, pois ele o fez; obra de suas mãos, os continentes. Vinde, adoremos e prostremo-nos;ajoelhemos diante do Senhor, que nos criou." (Salmos 95:4-6)

            Como Jonas provou, o melhor caminho da vida é fazer a vontade de Deus apesar de não ser da sua vontade.

Philip D. Walmer

Pensamento do Dia: "Há vezes que sinto que o mundo inteiro está contra mim, mas nas profundezas do coração sei que não é a verdade. Existem algumas nações pequenas que são