>
 

Regras, Leis, Mandamentos e Etc.

            "Desvenda os meus olhos, para que eu contemple as maravilhas da tua lei." (Salmos 119:18)

            Jamais cesso de ficar estarrecido diante da teimosia do ser humano. Ele sempre rebela contra regras, leis, mandamentos, estatutos e outras coisa desta natureza, quando na realidade estas coisas foram feitas para o bem da pessoa e da sociedade em geral. Isto se torna ainda mais verdade quando são ponderadas as ordenanças que Deus estabeleceu. Mas, o homem, querendo ser "dono do seu nariz" insiste em fazer tudo do jeito dele, apesar das consequências. Muitas árvores com frutas maravilhosas foram plantadas no Jardim do Éden, uma só vetada para o consumo do primeiro casal, mas eles trouxeram pecado sobre toda raça humana, condenando gerações e mais gerações dos seus descendentes a sofrer as consequências do pecado.

            Caim sabia muito bem que oferecer sacrifício fora dos aprovados por Deus resultaria em punição severa, mesmo assim insistiu em oferecer o não aceitável. Teve ainda a petulância de ficar irado quando não foi aceito, como fosse ele que mandava em Deus. Em vez de culpar a si mesmo, descarregou sua ira em cima do seu obediente irmão Abel, matando-o e escondendo seu corpo dos olhos dos demais, mas não os de Deus. Quando foi punido, ele ainda reclamou dizendo: "É tamanho o meu castigo, que já não posso suportá-lo." (Gênesis 4:13) Interessante, não? Ele desobedece, peca, é justamente castigado e ainda reclama. Mais interessante ainda é o fato que a Bíblia relata estes casos entre muitos outros para que o homem possa aprender que não adiante resistir a Deus, mas o homem, após 6000 anos ainda tenta prova que Deus é errado e que ele, o homem, um mero criado, tem toda a razão.

            As leis do trânsito foram estabelecidas para o bem de todos. Foram designadas de forma para que todos pudessem andar a pé ou em qualquer veículo de transporte com segurança. Mas, há sempre aqueles que têm que exceder a velocidade máxima estabelecida, dirigir embriagados, furar as sinaleiras (semáforo), rodar sem a devida manutenção do carro em dia, desrespeitar os demais outros, e quando acontece um sinistro, é sempre a culpa de outros, as condições do tempo, estado de conservação da estrada ou etc.

            Esta madruga, ao ler o versículo acima, deparei com a parte que diz: "... as maravilhas da tua lei." Parece que Davi depois de errar tantas vezes e sofrer as consequências da sua desobediência finalmente aprendeu que a lei é boa. (I Timóteo 1:8)

            Permite-me terminar este devocional com palavras do Livro Sagrado que comprovem minha tese:

            "Terei prazer nos teus decretos..." (Salmos 119:16

            "Terei prazer nos teus mandamentos, os quais eu amo." (Salmos 119:47)

            "... na tua lei está o meu prazer." (Salmos 119:77)

            "Não fosse a tua lei ter sido o meu prazer, há muito já teria eu perecido na minha angústia." (Salmos 119:92)

            "Suspiro, Senhor, por tua salvação; a tua lei é todo o meu prazer." (Salmos 119:174)

            O que deve de ser a atitude do ser humano que deseja tanto tirar o jugo da lei de Deus? "Antes, o seu prazer está na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite." (Salmos 1:2)

Philip D. Walmer

Pensamento do Dia: O homem santo não é aquele que não pode pecar. O homem santo é aquele que não pecará. - AW Tozer -