>
 

Assunto Proibido - 1

Número 1

 

            Alguns anos atrás um irmão de fé me contou uma história muito interessante. Ele teve um colega de trabalho que na época ganhava três salários mínimos que era um ganho relativamente bom por um homem sem nível de estudo elevado. No entanto sempre reclamava que o salário dele não dava para sobreviver. Meu companheiro de fé começou cuidar do colega para tentar decifrar o enigma do problema no intuito de ajudá-lo a viver melhor com seu salário. Descobriu que o colega comprava um jornal da cidade cada dia, comprava bilhetes de loto a cada semana e no final de cada jornada diária de trabalho passava no bar mais próximo e tomava um caipirinha antes de pegar o ônibus para casa. Fez a soma dos gastos para estes supérfluos e descobriu que o colega gastava redondamente um salário mínimo por mês somente nestas coisas, nenhuma das quais foram uma necessidade.

            Ao longo dos anos do meu ministério vi pessoas que se converteram de uma vida de bebedeiras, bailes, drogas e outras coisas do gênero, e ao começar integrar à igreja depararam com o dízimo e as ofertas. Como o homem na história verídica acima estava gastando até 30% ou mais do seu salário mensal nestas farras, elas começaram achar um abuso que Deus estabeleceu uma regra de apenas 10% dos ganhos mensais para a sustentação da Sua obra. O equívoco neste raciocínio não tem como explicar.

            A nação de Israel tinha entrada neste negócio de achar que Deus requeria demais deles. No entanto não podiam entender por que a vida não estava fluindo tranquilamente e por que tinha problemas em todas as áreas da vida. Deus enviou seu servo/profeta com uma mensagem para este povo escolhido: "Roubará o homem a Deus? Todavia, vós me roubais e dizeis: Em que te roubamos? Nos dízimos e nas ofertas. Com maldição sois amaldiçoados, porque a mim me roubais, vós, a nação toda. Trazei todos os dízimos à casa do Tesouro, para que haja mantimento na minha casa; e provai-me nisto, diz o Senhor dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu e não derramar sobre vós bênção sem medida. Por vossa causa, repreenderei o devorador, para que não vos consuma o fruto da terra; a vossa vide no campo não será estéril, diz o Senhor dos Exércitos. Todas as nações vos chamarão felizes, porque vós sereis uma terra deleitosa, diz o Senhor dos Exércitos." (Malaquias 3:8-12)

            Muitas vezes cristãos não entendem por que não são mais abençoados. O dinheiro não chega a pagar as contas. Eles não recebem aumento de salário. A promoção com salário melhor no emprego vai para um colega menos qualificado. Enfermidades com gastos para médicos e remédios assolam o lar. O carro enguiça necessitando reparos caros. A lista de tudo que pode acontecer para o cristão que não é fiel a Deus é infinita. Alguns tentam provar que não é necessário da o dízimo, que jamais fará diferença. Sim, para o mundano não faz, mas para aquela pessoa que foi favorecida com a grande salvação de Deus, faz grande diferença. Será que não pode ser fiel neste pouco simplesmente para mostrar gratidão a Deus?

Philip D. Walmer

Pensamento do Dia: "A juventude, ainda que ninguém a combata acha em si mesma seu próprio inimigo."  - William Shakespeare