>
 

Sofrerá

            Ninguém quer sofrer. Sofrer jamais é agradável. Pensar em sofrer é lembrar-se de dor, de angústia, de noites sem sono e uma série de outras coisas semelhantes. Isto não agrada a ninguém. No entanto a vida cristã é prometida de ser uma de sofrimento. É totalmente compreensivo que não há muitos que associam sofrimento com a vida cristã. A maioria dos que abraçam a vida cristã pensam que isto será o fim definitivo dos seus problemas e sofrimentos. A Bíblia não sustenta este pensamento, lamento dizer. Veja as palavras de Paulo, que obviamente escreveu de experiência pessoal em II Timóteo 3:12, em carta ao seu filho na fé, Timóteo, que provavelmente foi escrita não muito antes dele ser morto pelos romanos por sua fé. "Ora, todos quantos querem viver piedosamente em Cristo Jesus serão perseguidos."

            É necessário reconhecer que Paulo disse que o sofrimento aparecerá por viver uma vida piedosa. Não é de sofrer por que fez uma decisão errada e fora do contexto de bom comportamento cristão, nem por entrar em encrencas por causa de sua personalidade ou mau gênio. É sofrer por viver uma vida piedosa. Que é piedade? "É devoção e amor pelas coisas religiosas, e religiosidade. É virtude que permite render a Deus o culto que lhe é devido." Pedro escreveu estas palavras em I Pedro 4:15-16: "Não sofra, porém, nenhum de vós como assassino, ou ladrão, ou malfeitor, ou como quem se intromete em negócios de outrem; mas, se sofrer como cristão, não se envergonhe disso; antes, glorifique a Deus com esse nome."

            Na realidade, sofrer por causa de Cristo, por ser cristão, num mundo que não quer saber de pessoas que abraçam uma vida piedosa não deve de ser surpresa para ninguém, pois é o esperado. Veja o que Jesus ensinou no seu sermão na montanha em Mateus 5:10-11: "Bem-aventurados os perseguidos por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus. Bem-aventurados sois quando, por minha causa, vos injuriarem, e vos perseguirem, e, mentindo, disserem todo mal contra vós". Ele previu o sofrimento dos Seus seguidores.

            Tendo isto em mente lembramos as palavras que Ananias foi instruído dizer para Paulo logo depois da sua conversão: "Mas o Senhor lhe disse: Vai, porque este é para mim um instrumento escolhido para levar o meu nome perante os gentios e reis, bem como perante os filhos de Israel; pois eu lhe mostrarei quanto lhe importa sofrer pelo meu nome." (Atos 9:15-16)

            Paulo, antes de consumar sua conversão com o batismo nas águas e o recebimento do Espírito Santo, sabia nitidamente o quanto teria de sofrer pelo nome de Jesus. Como? Porque até aquele momento ele foi o principal perseguidor dos cristãos e sabia intimamente o sofrimento ao qual ele os submeteu.

            Não há quase ninguém que sofre como Paulo e os demais apóstolos do primeiro século. Contudo, desconfio que se a grande maioria dos que hoje se chama cristão, jamais abraçariam esta fé em toda a sua pureza se soubessem antemão que seriam obrigados sofrer por sua fé. No entanto, meu amigo, afirmo com Paulo: "Porque para mim tenho por certo que os sofrimentos do tempo presente não podem ser comparados com a glória a ser revelada em nós." (Romanos 8:18)

Philip D. Walmer

Pensamento do Dia: "Nós criamos nossa própria miséria e infelicidade. O propósito do sofrimento é para fazer-nos entender que nós somos os que a criam." Willie Nelson