>
 

O Milagre De Restrição

No livro "Os irmãos Karamazov" de Dostoiévski, Ivan Karamazov se refere ao "milagre da restrição", a escolha de Deus para controlar Seu próprio poder. Quanto mais eu conheço Jesus, o mais que observação me impressiono.


Os milagres que Satanás sugeriu a Jesus: "Disse-lhe, então, o diabo: Se és o Filho de Deus, manda que esta pedra se transforme em pão. ... Então, o levou a Jerusalém, e o colocou sobre o pináculo do templo, e disse: Se és o Filho de Deus, atira-te daqui abaixo; porque está escrito: Aos seus anjos ordenará a teu respeito que te guardem; e: Eles te susterão nas suas mãos, para não tropeçares nalguma pedra." (Lucas 4:3, 9-11), e os sinais que os fariseus exigiam "Então, alguns escribas e fariseus replicaram: Mestre, queremos ver de tua parte algum sinal." (Mateus 12:38), "Aproximando-se os fariseus e os saduceus, tentando-o, pediram-lhe que lhes mostrasse um sinal vindo do céu." (Mateus 16:1), as provas finais que anseio por oferecer nenhum obstáculo para um Deus onipotente. Mais surpreendente é a Sua recusa em cumprir, a submergir. Terrível insistência de Deus na liberdade humana é tão absoluta que Ele nos concedeu o poder de viver como se Ele não existe. Jesus deve ter conhecido este quando Ele enfrentou o tentador no deserto, concentrando Seu poder na energia da restrição.


Eu acredito que Deus insiste em tal restrição porque nenhuma manifestação pirotécnica de onipotência alcançará a resposta que Ele deseja. Só o amor pode intimar uma resposta de amor. "E eu, quando for levantado da terra, atrairei todos a mim mesmo." (João 12:32) Ele disse isso para mostrar o tipo de morte que Ele iria morrer. A natureza de Deus é a auto-doação.


Por que Deus se contenta com a maneira lenta e misteriosa de fazer a justiça crescer em vez de vingá-la? É assim que é o amor. O amor tem o seu próprio poder, o único poder capaz de conquistar o coração humano. - Philip Yancey


Pensamento do Dia: Vingança contida é uma vitória ganha.