>
 

FRATERNIDADE

 

Numa noite de inverno, quando eu parava o carro numa loja de ferragens, um senhor de idade se aproximou e pediu num tom amistoso: "Rapaz, você poderia fazer o favor de fazer o meu carro pegar? A bateria pifou. " Fiquei preocupado, mas céptico. E realmente não queria ser incomodado. Passei por ele e respondi: "Desculpe amigo, mas não tenho nenhum cabo alimentador:"

Quando estava na fila da loja, ainda continuava pensando naquele homem. Eu tinha os cabos alimentadores. Na verdade, cabos novos que eu havia comprado quando estava na mesma situação daquele homem, e alguém me ajudou. Mas por causa do egoísmo eu queria usá-los.

Quando estava indo embora, o homem estava entrando na loja. Ele sorriu para mim e, embaraçado, até sugeri que ele orasse pedindo ajuda. Ele logo respondeu: "Sei que Deus irá responder às minhas orações. " Quando ia voltando para casa, pensei: "Eu sou a resposta de Deus." Esses cabos não são úteis para ninguém a não ser que eu os use. Voltei para ajudar aquele homem. Confessei a ele a minha culpa e pedi perdão. Quando fomos embora, sabia que Deus havia me abençoado

Em outra ocasião, quando passava de carro por um bairro rico de minha cidade, vi um homem pobre e sujo com um cartaz pendurado no pescoço, que dizia: " Por favor, pare e me dê alguma coisa para comer. Estou faminto." Passei por ele. Naquela noite, abri minha Bíblia e li a passagem acima, onde Jesus instrui para ajudarmos os doentes, os moribundos e os sofredores. Se deixamos de ajudar as pessoas em necessidades, deixamos de servir a Cristo. Eu havia negado a Cristo.

Lembrei-me da história de outra negação de Cristo: a ocasião em que Pedro negou a Cristo durante a Sua prisão. Como Pedro pode fazer isto? Pedro havia sido companheiro de: Jesus e partilhado Suas aflições assim como a Sua  mensagem. Não muito antes de negá-Lo. Pedro havia professado sua fé de que Jesus era o Filho de Deus. Percebi que agia como Pedro, apesar de não ter sido nem tão forte quanto Pedro.

Como Pedro, chorei quando percebi a minha negação. Daí, lembrei-me do resto da história de Pedro. Apesar de ter negado a Cristo, Cristo não se esqueceu dele. Pedro foi além de sua negação e proclamou a mensagem de Cristo. Eu também posso esquecer minhas negações e ser renovado pelo perdão, começar de novo. E você?