>
 

Lidando Com O Sofrimento

            O sol da tarde batia nas verdes paredes nuas do meu quarto de hospital em que me achava confinada. Meu pastor e eu estávamos compartilhando minha depressão, medo e confusão, em razão do meu recente diagnóstico de câncer. Eu não sabia como lidar com meu sofrimento. " Dê uma olhada no livro de Jó" , meu pastor sugeriu. Descobri em Jó uma história de sofrimento extremo. Jó foi reduzido a sentar-se sobre cinzas, raspando suas feridas com um caco. Perdeu tudo, inclusive a saúde.

            Mas Jó recusou-se a voltar as costas para Deus e a renunciar à sua fé. Seu relacionamento com Deus não se baseava somente nos tempos bons. Ele também não disse que aquilo era da vontade de Deus, aceitando docilmente sua sina. Jó não entendia seu sofrimento, mas lutou contra ele. Jó mostrou-me um caminho entre os extremos de abandonar a fé ou aceitar o câncer docilmente. Com Jó aprendi a lidar com meu sofrimento através de uma luta com fé. O sofrimento é uma ocasião em que podemos encontrar as profundezas da fé. Deus importou-se o bastante com Jó para ir até ele pessoalmente. Jesus nos assegura que embora possamos não entender nosso sofrimento, Ele está conosco enquanto o atravessamos.

            Depois disso, meu pastor me contou a história de um lindo vitral numa catedral. Muitas pessoas vinham admirar sua beleza. Um dia, durante uma violenta tempestade, foi despedaçado. Alguém cuidadosamente juntou todos os fragmentos quebrados, e um homem ofereceu-se para levar os pedaços e reconstruir o vitral. Algum tempo depois, ele voltou com o vitral que, embora feito de pedaços quebrados, era ainda mais bonito que o anterior.

            Tempestades se erguem em nossas vidas, e enfrentamos dissabores e provações. Podemos permitir que estas tempestades nos despedacem. Ao erguer os pedaços podemos dizer: "Ninguém disse que seria fácil." Ou, "Você não pode esperar que tudo corra sempre às mil maravilhas." Ou, "Você tem que pagar o mal com o bem."

            Ou podemos olhar para os pedaços quebrados, pedindo a Deus que nos mostre como transformá-los em elementos de beleza. Paulo escreveu aos Romanos: "E não somente isto, mas também nos gloriemos nas próprias tribulações, sabendo que a tribulação produz perseverança, experiência, esperança." (Romanos 5:3-4). Momento a momento, Cristo nos concede a graça para suportar os dissabores e forças para tolerar.

            Devemos agradecer a Deus por tudo que tem nos acontecido e sempre orar por aqueles que passam por provações e cujo sofrimento esteja ameaçando sua fé.