>
 

Lança Fora

 

            "... mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra." (Atos 1:8)

            Sendo que o Espírito Santo é derramado sobre os que creem para equipá-los para servir a Deus e não apenas para dar ao crente uma experiência de gozo; deve ser o desejo de todo vaso humano ser usado por Deus. Foi isto que aconteceu com todos que receberam o Espírito Santo no primeiro século da Igreja. "E eles, tendo partido, pregaram em toda parte, cooperando com eles o Senhor e confirmando a palavra por meio de sinais, que se seguiam." (Marcos 16:20) Para a pessoa que é realmente seguidor de Jesus e Seus ensinamentos, não há maior sentimento de realização e alegria profunda do que ser verdadeiramente usado por Ele no cumprimento da sua ordem de evangelizar o mundo.

            Para ser usado por Deus requer que se esvazia de tudo que poderia impedir que Ele operasse exclusivamente na sua vida.  Quando Jesus chamou seus discípulos (Mateus 4:18-22 e Marcos 1:16-20) a Bíblia recorda que estes chamados deixaram, pai, barcos e redes para seguir Jesus que foi lhes anunciado como "... o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo!" (João 1:29) Eles consideraram lícito o abandono de tudo que para eles era precioso, para poder seguir o Salvador do mundo. Eles abriram mão de relacionamentos terrestres para ser servo de Cristo. Posteriormente Jesus ensinaria: "Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, tome a sua cruz e siga-me." (Mateus 16:24)

            O desejo de ser usado por Deus de ser forte e irresistível como o cego Bartimeu de receber sua cura, que ao ser chamado começou imediatamente se livrar daquilo que poderia o impedir de chegar até Jesus. "Lançando de si a capa, levantou-se de um salto e foi ter com Jesus." (Marcos 10:50) Cada pessoa é diferente, por tanto tem diferentes coisas que prendem. Jesus chamou outros para segui-Lo, mas um disse que iria ver uma terra que comprou, outro disse que tinha que enterrar seu pai (o pai não tinha morrido ainda, portanto o homem estava dizendo que tinha que esperar a morte do seu pai).

            Assim, muitos têm desculpas para não atender a chamada de Deus, portanto deixam de fazer a vontade de Deus. Em João 13:1-17 podemos ler a história das últimas horas da vida terrestre de Jesus como filho do homem. Ele era o mestre, mas humilhou-se, lançou sua capa de lado, cingiu-se de uma toalha e abaixou-se para lavar os pés dos Seus discípulos. Para ocupar o lugar de servo era necessário desfazer-se da Sua capa e ocupar o lugar que Ele queria que Seus discípulos devessem sempre ocupar... o lugar de servo. Paulo entendeu perfeitamente este princípio, deixou a alta posição que tinha entre seus compatriotas e a hierarquia judaica, dizendo depois que considerou todas aquelas coisas como refugo para poder ganhar a excelência de Cristo.

            Você está pronto para lançar fora algo que considera precioso, algo que lhe impede de fazer a vontade de Deus, algo que lhe prende ao mundo e que dificulta a entrega total de si mesmo a Deus e sua vontade? Lança fora, pois depois não fará falta nenhuma.

            Philip D. Walmer