>
 

Como É Que Você Pensa?

 

            "Viu o Senhor que a maldade do homem se havia multiplicado na terra e que era continuamente mau todo desígnio do seu coração..." (Gênesis 6:5) "Pois assim como foi nos dias de Noé, também será a vinda do Filho do Homem." (Mateus 24:37)

            Não há dúvida que estamos vivendo dias semelhantes aos da época de Noé. A maldade do homem parece estar aos limites nunca antes conhecidos. Li na semana passado que o número de encarcerados passou de algumas centenas de milhares 30 para 40 anos atrás para entorno de dois milhões e meio hoje. Já fiz trabalhos em prisões em ambas das Américas e confesso que é o cenário mais triste ver homens e mulheres presos, enjaulados como animais selvagens. É terrível ver e deve ser pior ainda de sofrer este tipo de punição por causa do mau comportamento. No entanto, as pessoas continuam a fazer o que leva para estes lugares tristes.

            Em relação aos cristãos, a tendência é de pensar que o mal é uma força exterior que ataca e obriga uma pessoa fazer o mal. Eles culpam os pais, o ambiente, a escola ou a falta dela, o emprego, o patrão e uma infinidade de outras coisas do exterior da sua pessoa e alma. Mas Deus não vê tudo desta maneira. Quando Ele olhou para a geração de Noé, Ele a condenou por causa do "mau desígnio do seu coração." Deus declarou o que viu e disse que o desígnio do coração destes homens era continuamente mau. Continuamente? Sim, os homens somente podiam pensar e tramar coisas más. Será que é diferente hoje? Como é que você pensa?

            Lembrei-me de um pastor com o qual me encontrei várias vezes. Vi logo no início que não daria puxar os assuntos para coisas espirituais. Ele só falava do seu emprego, e que logo ele poderia se aposentar. O assunto nunca virou para coisas espirituais. Em outra ocasião assisti o culto em uma igreja onde fui convidado para ministrar. Cheguei cedo, e eu me coloquei de joelhos para orar e determinar a vontade de Deus para o culto. Contudo, foi quase impossível orar, pois dois assentos atrás de mim o pastor conversava com um membro acerca da sua participação na perfuração de poços de petróleo. Se eu tivesse tido meu próprio transporte teria ido embora, pois não adiantaria em nada tentar pregar naquele ambiente. Estes dois só pensavam em coisas terrenas, por tanto eram homens carnais. Poderia citar muitos outros exemplos. Como é que você pensa? Nota na passagem abaixo a procedência do mal:

            Jesus "... dizia: O que sai do homem, isso é o que o contamina. Porque de dentro, do coração dos homens, é que procedem os maus desígnios, a prostituição, os furtos, os homicídios, os adultérios, a avareza, as malícias, o dolo, a lascívia, a inveja, a blasfêmia, a soberba, a loucura. Ora, todos estes males vêm de dentro e contaminam o homem." (Marcos 7:20-21)

            É por isso que o homem deve seguir este conselho: "Examine-se, pois, o homem a si mesmo..." (I Coríntios 11:28) Cada um deve examinar-se a si mesmo. Ele logo perceberá pela conversa que realiza se é um homem espiritual ou carnal, pois o Espírito Santo ajudará quem é sincero.

Philip D. Walmer