>
 

Meu Povo - 1

Número 1

 

            Deus chamou Abraão do Ur dos Caldeus, um lugar dado ao paganismo e idolatria; para ir a uma terra nova que Ele lhe mostraria, onde ele seria o progenitor de um povo novo que Deus teria por povo exclusivamente Seu. De modo geral três gerações se mantiveram separadas do paganismo que existia na terra onde Abraão habitava com seus familiares, contudo, a partir do momento que Israel saiu da vontade de Deus, demandando um rei para governar, o povo começou olhar com favor para as nações idolatras que podiam apontar para seus deuses físicos em forma de esculturas. O povo se afastou de Deus e Deus se afastou deles por causa da desobediência e idolatria.

            Na ocasião da dedicação do templo, Salomão orou ao Senhor, pedindo Suas bênçãos sobre este edifício que seria o lugar de culto ao único Deus vivo. Deus ouviu Salomão e lhe deu esta resposta: "De noite, apareceu o Senhor a Salomão e lhe disse: Ouvi a tua oração e escolhi para mim este lugar para casa do sacrifício. Se eu cerrar os céus de modo que não haja chuva, ou se ordenar aos gafanhotos que consumam a terra, ou se enviar a peste entre o meu povo; se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e me buscar, e se converter dos seus maus caminhos, então, eu ouvirei dos céus, perdoarei os seus pecados e sararei a sua terra." (II Crônicas 7:12-14)

            É importante que entendamos que as bênçãos do Senhor não são prometidas para todos, mas exclusivamente para "meu povo", isto é, o povo escolhido por Deus para servi-Lo e obedecê-Lo. Os que não servem a Deus não podem contar com as bênçãos de Deus, nem os desobedientes podem. Deus quer um povo que é exclusivamente Dele, um povo obediente, que não tem um coração dividido entre Ele e o mundo.

            Pode ser que você não concorda com a minha declaração acima. Leia comigo, então, o que Paulo disse ao povo de Corinto que de certa forma estava se desviando da pura verdade que a eles foi declarada: "Não vos ponhais em jugo desigual com os incrédulos; porquanto que sociedade pode haver entre a justiça e a iniquidade? Ou que comunhão, da luz com as trevas? Que harmonia, entre Cristo e o Maligno? Ou que união, do crente com o incrédulo? Que ligação há entre o santuário de Deus e os ídolos? Porque nós somos santuário do Deus vivente, como ele próprio disse: Habitarei e andarei entre eles; serei o seu Deus, e eles serão o meu povo. Por isso, retirai-vos do meio deles, separai-vos, diz o Senhor; não toqueis em coisas impuras; o e eu vos receberei, serei vosso Pai, e vós sereis para mim filhos e filhas, diz o Senhor Todo-Poderoso." (II Coríntios 6:14-18)

            Para ser um povo exclusivo de Deus, para poder ser chamado povo Dele, a passagem deixa claro que tem que haver uma separação entre o povo de Deus e o povo do mundo. Se uma pessoa seguir estes conselhos, Deus promete que "eu vos receberei, serei vosso Pai, e vós sereis para mim filhos e filhas..."

Philip D. Walmer