>
 

Vantagem

            "E foi por isso também que vos escrevi, para ter prova de que, em tudo, sois obedientes. A quem perdoais alguma coisa, também eu perdoo; porque, de fato, o que tenho perdoado (se alguma coisa tenho perdoado), por causa de vós o fiz na presença de Cristo; para que Satanás e não alcance vantagem sobre nós, pois não lhe ignoramos os desígnios. (II Coríntios 2:9-11)

            Não preciso dizer que ninguém gosta de ser aproveitado. Ninguém gosta de ser enganado. Também não gosta de dar a vantagem para um inimigo. É por isso que Paulo escreveu para os cristãos em Corinto, lhes dando um conselho, uma admoestação para que o inimigo, satanás, não tivesse a vantagem deles. Ele falou em ser obediente a Deus. Ele falou acerca de perdoar aos outros. Paulo salienta que tudo isto ele fez, e fez na presença de Cristo. É necessário reconhecer que tudo que o cristão faz é feito na presença de Cristo, isto é, com o conhecimento de Cristo. Nada pode ser escondido Dele, nem os próprios sentimentos do coração.

            Entendemos com perfeição que satanás não tem a mesma habilidade de Deus, no entanto ele toma conhecimento de nossos atos. Vamos lembrar a história de Eva no Jardim do Éden. Ela, ao ser tentada pelo inimigo, satanás em primeiro lugar, chamou a atenção dela para a árvore proibida. Ela olhou, e viu que era agradável aos olhos. A partir daquele momento, satanás teve a vantagem dela.

            Os olhos são portas para a mente e subsequentemente ao coração também. O adultério e subsequente assassinato cometido por Davi começaram por olhar e ver uma mulher despida em quanto tomava banho. Davi estava no lugar errado, pois devia ter acompanhado seu exército à batalha, mas ficou em casa e embarcou num caminho que trouxe consequências severas para ele e o povo que ele governava.

            Pessoas frequentemente permitem que satanás tome vantagem delas. Como? É frequentemente pelas portas dos olhos. A programação de televisão hoje faz forte incentivo para vários delitos sexuais, como adultério, homossexualismo, lesbianismo, incesto, e até pedofilia. Quem assiste à televisão regularmente é constantemente bombardeado com a aparente permissividade destes atos, e até os incentiva como excitantes e lícitos para um sentimento de bem estar, satisfação e realização para ser humano. No entanto, Deus os condena e alerta ao homem via Sua Palavra que quem pratica tais coisas não herdará o reino dos céus.

            Gênesis 4:7 nos faz entender que os atos de Caim atraíram a atenção de satanás que plantou no coração dele a rebelião contra Deus, sendo por isso condenado por oferecer o que não era aceitável. Com isso Caim ser irou contra seu irmão, o assassinou e foi condenado para afastar-se da família. Todos os seus descendentes foram destruídos no dilúvio. Consequências terríveis sempre acompanham à desobediência a Deus.

            Pais têm destruído suas famílias por deixar com que seus olhos almejassem o proibido. Acã, por ver e cobiçar tesouros proibidos, não morreu sozinho, mas condenou toda sua família a uma morte sofrida e final. Tome cuidado para que satanás não ganha vantagem sobre sua alma e as da sua família. Cuide com o máximo de zelo o que entra pelas portas da sua mente e alma.

Philip D. Walmer