>
 

Vantagem - 2

Número 2

 

            "E foi por isso também que vos escrevi, para ter prova de que, em tudo, sois obedientes. A quem perdoais alguma coisa, também eu perdoo; porque, de fato, o que tenho perdoado (se alguma coisa tenho perdoado), por causa de vós o fiz na presença de Cristo; para que Satanás e não alcance vantagem sobre nós, pois não lhe ignoramos os desígnios." (II Coríntios 2:9-11)

            Repeti o texto bíblico de ontem, pois é válido para a mensagem de hoje. Ontem abordei de como a influência da televisão pode levar uma pessoa pensar como o mundo e eventualmente se comportar como o mundo se comporta. Falei da importância de colocar um guarda diante dos olhos para que por estas portas da mente, coração e alma não entre o que contamina e determina como a pessoa pensa e age; determinando no final o destino da alma.

            Como disse de acordo com o ensinamento da Palavra de Deus, satanás não é onisciente como Deus; portanto não sabe exatamente como uma pessoa pensa, a não ser pelas ações dela. Por isso o nosso andar, nosso falar, nosso olhar, nosso ouvir e etc. indicam para satanás o que realmente ocupa nossos pensamentos e meditação. De modo que, se uma pessoa passa pela banca de revistas e começa folhear às revistas pornográficas, satanás já sabe a fraqueza dela. Se o homem não pode ver uma mulher sensualmente vestida sem a mirar intensamente, satanás se interessa e provocará outras oportunidades para este homem encher seus olhos com aquilo que gosta de ver. A mesma regra pode ser aplicar às mulheres, que hoje têm em geral a cobiça que pertencia apenas para os homens em anos anteriores.

            O uso da mídia social (computador, tabletes, smart phones e etc.) pode levar pelo mesmo caminho. Jamais diria que uma pessoa deve se livrar destas coisas, no entanto diria que estes artigos de consumo, frequentemente necessários nos trabalhos da pessoa, têm que ser consagrados ao Senhor e possuídos em santidade.

            Sabemos por estudar a história dos primeiros três ou quatro séculos desta dispensação da igreja que o império romano era o epítome de corrupção e degradação. Paulo, então escreveu estas palavras e admoestação para a igreja de Roma: "Não te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem." (Romanos 12:21) Como cristãos não podemos deixar que o mundo nos vence com o volume devassador do mal que nele habita. O que tem acontecido com outras organizações religiosas cujos membros não podem mais ser identificados como cristãos do padrão bíblico por terem aceitado as normas estabelecidas pelo mundo, pode acontecer com as mais conservadoras se elas não mantêm um nível de santidade e separação do mundo que Deus exige dos Seus seguidores.

            O problema maior é que muitos têm deixado com que o mundo entrasse nos seus corações. Exteriormente eles (elas) parecem como cristãos fieis. Não tem o que reclamar da vestimenta, do falar, da frequência nos cultos e até da sua participação na liderança da congregação. No entanto, no fundo do coração habita o mundo. "Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto; quem o conhecerá?" (Jeremias 17:9) Não permita que satanás alcance vantagem sobre sua alma! Expulse-o e todas as suas artimanhas do seu coração!

Philip D. Walmer