>
 

Está Progredindo? - 2

Número 2

 

            Progresso é uma palavra maravilhosa, pois indica que algo não está regredindo, nem está parado. Indica movimento para frente; em direção a um alvo. Um dos problemas de muitas pessoas é que não tem alvo. Elas não estabelecem marcos na sua vida que querem alcançar. Assim elas jamais saberão se há ou não progresso. E, assim a vida passa e dez, vinte, trinta e cinquenta anos depois elas são a mesmas pessoas de antes. Elas se debruçam na cerca física ou mental e continuam sendo, posso dizer ignorantes, como antes. É pena, não, é tragédia, pois o mundo está cheio de oportunidades para aprender e progredir na vida.

            Progredir não tem nada a ver com velocidade. Progresso pode ser lento ou rápido. O importante é que haja progresso ainda que seja lento. O leopardo, um dois animais mais velozes, progride rapidamente quando corre atrás da sua presa. Ele, no entanto não tem uma vida muito longa. Tartarugas são conhecidas por ser lentas no caminhar e nem tem habilidade para correr. Certas espécies delas têm vida de centenas de anos, parece que estão em fase de crescimento durante várias décadas.

            Cada cristão deve demonstrar que está crescendo na sua fé, isto é, progredindo, deixando de ser o bebê e criança como no inicio da sua conversão. Da mesma forma que o progresso físico não precisa ser veloz para ser considera eficaz, o progresso espiritual não precisa ser veloz, contudo contínuo. Veja estas palavras valorosas de Isaias 28:10: "Porque é preceito sobre preceito, preceito e mais preceito; regra sobre regra, regra e mais regra; um pouco aqui, um pouco ali." O progresso espiritual pode ser como a construção de um uma casa ou prédio... tijolo após tijolo... tijolo sobre tijolo. O crescimento é integralmente ligado com a Palavra de Deus. Quem não ler, estudar e meditar na Palavra de Deus jamais crescerá, pois Ela é o pão que nos alimenta espiritualmente e o que nos mostra a vontade de Deus para a vida cristã. Vejo o crescente hábito de deixar o conhecimento da Palavra pelo dito "louvor". Não, não critico o louvor a Deus, pois é importante quando é louvor de verdade. Mas quando é apenas um exercício para fazer a pessoa sentir uma espécie de euforia, pouco efeito terá na integridade da vida espiritual. O hábito de ler frequentemente a Palavra de Deus e A esconder no coração por meditação posterior dará saúde espiritual, bem como longevidade de fé sem altos e baixos, contudo constância que lhe estabelecerá pessoalmente em Deus, bem como servir como exemplo para familiares e outros.

            Este progresso é responsabilidade pessoal com Tiago 4:8 explica: "Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós outros. Purificai as mãos, pecadores; e vós que sois de ânimo dobre, limpai o coração." Progresso requer esforço e não vem automaticamente. Mas, pastor a criança cresce automaticamente. Sim, faz, se comer, mas tem que comer e a criança espiritual tem que comer também, comer da Palavra de Deus e beber da fonte do Espírito Santo que se aproxima pela oração.

Philip D. Walmer