>
 

Está Progredindo? - 3

Número 3

 

            "Ora, que quer dizer subiu, senão que também havia descido até às regiões inferiores da terra?  Aquele que desceu é também o mesmo que subiu acima de todos os céus, para encher todas as coisas. E ele mesmo concedeu uns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas e outros para pastores e mestres, com vistas ao aperfeiçoamento dos santos para o desempenho do seu serviço, para a edificação do corpo de Cristo, até que todos cheguemos à unidade da fé e do pleno conhecimento do Filho de Deus, à perfeita varonilidade, à medida da estatura da plenitude de Cristo, para que não mais sejamos como meninos, agitados de um lado para outro e levados ao redor por todo vento de doutrina, pela artimanha dos homens, pela astúcia com que induzem ao erro. Mas, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo, de quem todo o corpo, bem ajustado e consolidado pelo auxílio de toda junta, segundo a justa cooperação de cada parte, efetua o seu próprio aumento para a edificação de si mesmo em amor." (Efésios 4:9-16 RA)

            Esta passagem é quase autoexplicativa, mas por melhor compreensão redigito a mesma passagem da versão Nova Tradução na Linguagem de Hoje (NTLH): "O que quer dizer "ele subiu"? Quer dizer que ele também desceu até os lugares mais baixos da terra, isto é, até o mundo dos mortos. Assim, quem desceu é o mesmo que subiu, acima e além dos céus, para encher todo o Universo com a sua presença. Foi ele quem "deu dons às pessoas". Ele escolheu alguns para serem apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas e ainda outros para pastores e mestres da Igreja. Ele fez isso para preparar o povo de Deus para o serviço cristão, a fim de construir o corpo de Cristo. Desse modo todos nós chegaremos a ser um na nossa fé e no nosso conhecimento do Filho de Deus. E assim seremos pessoas maduras e alcançaremos a altura espiritual de Cristo. Então não seremos mais como crianças, arrastados pelas ondas e empurrados por qualquer vento de ensinamentos de pessoas falsas. Essas pessoas inventam mentiras e, por meio delas, levam outros para caminhos errados. Pelo contrário, falando a verdade com espírito de amor, cresçamos em tudo até alcançarmos a altura espiritual de Cristo, que é a cabeça. É ele quem faz com que o corpo todo fique bem ajustado e todas as partes fiquem ligadas entre si por meio da união de todas elas. E, assim, cada parte funciona bem, e o corpo todo cresce e se desenvolve por meio do amor."

            É bom que a gente note bem a palavra "varonilidade". Esta palavra é definida assim: qualidade, atributo, ou condição de varonil. Varonil = que é corajoso, arrojado, destemido, que tem energia, potência, forte, vigoroso.

            Deus estabeleceu Sua igreja e colocou Nela os componentes necessários para criar homens e mulheres com estes atributos. Infelizmente a igreja de hoje, apesar dos seus melhores esforços, não está criando pessoas assim. Basicamente isto é devido ao fato dos membros não cuidar seu próprio progresso, pois deixam de ler e guardar a Palavra de Deus e orar para se manter cheios do Espírito Santo.

Philip D. Walmer