>
 

Maturidade

 

            "Então saiu dali e voltou para a casa do pai.- Quando o rapaz ainda estava longe de casa, o pai o avistou. E, com muita pena do filho, correu, e o abraçou, e beijou. E o filho disse: "Pai, pequei contra Deus e contra o senhor e não mereço mais ser chamado de seu filho!" (Lucas 15:20-21)

            Um alvo de cada cristão deve de ser o de ficar espiritualmente maduro. Como no mundo físico vemos homens e mulheres que atingem a maturidade do corpo, mas na maneira de pensar e agir, continuam sendo adolescentes ou jovens. Eles não assumem o papel de adulto, pensando que ter juventude eterna é algo a ser almejado. O problema é que com esta mentalidade a pessoa, apesar de ser adulto, não assume suas responsabilidades como adulto. Assim, decisões mal tomadas ocorrem e resultados desastrosos vêm a afligir suas vidas, criando frustrações e ansiedades, às vezes intransponíveis. Não há absolutamente nada errado com maturidade, de fato é algo a ser desejado, tanto na vida natural como na espiritual.

            A história, ou parábola de Lucas 15 é de grande significado. Muitas lições podem ser aprendidas com estes poucos versículos. O jovem da história, e quem sabe não era assim tão jovem, achou que continuar na casa do seu pai era de viver uma vida restrita e sem qualquer prazer. Pediu para o pai a sua herança e saiu para curtir a vida. Arranjou muitos "amigos" por ter dinheiro para pagar as farras e bebedeiras. Mas como sempre ocorre chegou o dia que o dinheiro acabou e os "amigos", um por um, foram embora deixando o jovem sozinho e desamparado. Desceu até o fundo do poço, cuidando, comendo e vivendo em conjunto com os porcos; algo anátema para um judeu, todos que foram proibidos de comer carne de porco.

            Mas, no meio desta sujeira e fedor, lembrou-se da casa do seu pai, dos campos cheios de coisas boas para comer, da casa limpa e cheirosa, da mesa farta de alimentos sadios, de roupas boas e lavadas, e de um gostoso banho. Mas, estava cheio de remorso e vergonha até que não podia aguentar mais a vida que levava. Neste momento, ele criou dentro de si mesmo uma maturidade que o permitiu de começar voltar para casa.

            Ao chegar a sua casa, a primeira coisa que fez era admitir seus erros, seu pecado e desprezo do seu pai e a casa dele. Naquele momento ele assumiu seus erros, atitudes e pecados. Foi naquele momento que ele finalmente se tornou homem maduro.

            Em nossa sociedade de hoje, a grande tendência de quase todos é de culpar os outros. Eles não assumem seus próprios erros. Os culpados por todos os seus problemas são os pais, professores, pastores e quaisquer outros que podem ter entrado em suas vidas; O jovem de nossa história foi aceito de volta na casa do pai por que admitiu seus erros, os confessou, e se arrepender por ter os cometido.

            É isto que precisamos fazer para Deus, e mais; para os cônjuges, filhos, outros parentes, lideres eclesiásticos e qualquer outro contra o qual erramos. Assim seremos perdoados, e nos tornaremos maduros, cidadãos de valor no mundo e na igreja, e verdadeiros pacificadores. (Mateus 5:9) Você é maduro assim?

Philip D. Walmer