>
 

Está Progredindo? - 5

Número 5

 

                Pode pensar que não estou me aderindo nos textos com o título desta série de devocionais, mas estou. A minha preocupação é com a Igreja do Senhor Jesus, cuja obra não está indo como deve. Por quê? Porque há tanta gente ociosa sentada nos bancos da igreja. Sim, pessoas totalmente ociosas. Não produzem nada. Não contribuem nada para o crescimento da igreja. Parece que elas somente sugam as forças dos demais para apenas sobreviver. Ah! Pastor, você está ficando muito duro e muito crítico para meu gosto. Mas veja! Tem aqueles que não dão o dízimo e quando dão uma oferta é minguada. Elas não oram em casa, e bem pouco na igreja. Ficam paradas durante o louvor com cânticos e oração, e há vezes ficam até sentadas, não por doença ou incapacidade, mas por pura preguiça. Mas, chegam ao pastor ou outro obreiro com um pedido: "Pastor, me dá uma bênção. Faça imposição de mão sobre mim." Assim ele ora por um monte de gente e depois chega exausto no corpo e espírito à sua casa, pois por meio do seu corpo humano e frágil sai virtude para aqueles que não buscam em Deus sua própria bênção e virtude.

            Faz me lembrar da colmeia de abelhas. Lá dentro tem uma abelha que é chamada de zangão. Ele não sai da colmeia, não produz mel, não tem ferrão, e só serve para reproduzir. Ele é sempre servido de proteção, casa, alimento e quase não contribui nada para o bem da colmeia, deixando todo o trabalho para os outros. Quantas pessoas existem assim na igreja. Sem o poder do Espírito Santo (ferrão) elas nem podem proteger a igreja, os filhotes e o alimento que existe na igreja. Elas só dependem dos outros. Se orarem na igreja é somente para as necessidades delas mesmas, pois não têm o suficiente do Espírito Santo para orar  pelos outros e ser uma bênção.

            Cadê o versículo chave, pastor, e a base bíblica para esta crítica tão forte? Aqui está! Efésios 4:11-12 explica por que Deus colocou o ministério quíntuplo na Igreja: "E ele mesmo concedeu uns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas e outros para pastores e mestres, com vistas ao aperfeiçoamento dos santos para o desempenho do seu serviço, para a edificação do corpo de Cristo..." (RA) "Foi ele quem "deu dons às pessoas". Ele escolheu alguns para serem apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas e ainda outros para pastores e mestres da Igreja. Ele fez isso para preparar o povo de Deus para o serviço cristão, a fim de construir o corpo de Cristo. (NTLH)

            Deus não escolheu pessoas para o ministério para encher a plataforma da igreja com corpos ociosos. Conforme a passagem acima, Ele escolheu estas pessoas para o ministério a fim de preparar os membros da igreja para o serviço deles. Sim, não é só o ministério que tem serviço por fazer, mas os membros também têm.

            Em que você está progredindo? Que serviço é que você faz para avançar o reino de Deus? Você contribui algo, ou apenas vive na igreja aos custos dos outros? Se você não produz algo de alguma forma, você não está progredindo conforme a vontade de Deus. Creio que deve mudar este quadro triste.

Philip D. Walmer