>
 

Está Progredindo? - 6

Número 6

 

            Ciúmes é mal espiritual que aflige muitos cristãos. Em Gálatas 5:19-21 os ciúmes são mencionado como uma das obras da carne e em conjunto com as obras consideradas mais terríveis como adultério, fornicação, prostituição e etc. Assim entendemos a opinião de Deus acerca deste mal que afeta tanta gente. Veja: para o diabo não importa como ele lhe faz tropeçar e cair da fé, seja por uma obra da carne ou outra. O resultado é o mesmo; a perdição. No entanto, há muitos que consideram os ciúmes como qualquer coisa sem grande significado. Mas a referida passagem deixa claro que quem pratica qualquer uma destas obras malignas não herdará o Reino de Deus. É, portanto, muito importante que todos prestam muita atenção aos mínimos detalhes da vida cristã.

            Este mau frequentemente aflige até os que fazem parte do ministério da igreja, fazendo com que o ministro jamais alcance seu potencial. O espírito dele frequentemente aflige a igreja e seus membros e isto influencia negativamente a obra de evangelismo e consequentemente o crescimento da igreja local e a Igreja de Cristo em geral.

            Agora volto para Efésios 4:11 onde encontramos uma lista dos componentes do ministério quíntuplo: "E ele [Jesus] mesmo concedeu uns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas e outros para pastores e mestres..." Infelizmente há muitos que cometem um erro em relação a esta passagem; pensando e até ensinando que a referida lista coloca os vários componentes do ministério em ordem de importância. Isto não é a verdade. São cinco ministérios distintos, um diferente do outro, contudo todos de igual importância na obra do Senhor. Simplesmente por que Apóstolo é mencionado primeiro não quer dizer que é mais importante que um Mestre (professor bíblico) que ocupa o último lugar na lista. Todos são de igual importância para o crescimento e bem da igreja. Existem homens de Deus que são usados vez por outra em todos estes ministérios, contudo o bom é que eles todos tenham certeza da sua chamada. Eu me lembro de um homem, certamente chamado por Deus, procurando ocupar o papel de pastor, mas teve pouco sucesso. Deus me falou que ele foi chamado para ser evangelista, e quando ele começou ocupar este lugar no ministério teve muito sucesso.

            Um dos problemas que vi e enfrentei ao longo dos anos do ministério é a procura de alguns pela preeminência entre os demais. Deus não aprova esta atitude e passou a Paulo o que deve de ser a atitude correta: "Porque, pela graça que me foi dada, digo a cada um dentre vós que não pense de si mesmo além do que convém; antes, pense com moderação, segundo a medida da fé que Deus repartiu a cada um." (Romanos 12:3)

            Após João Batista apresentar Jesus às multidões, muitos começaram abandonar a João seguir Jesus. Isto era preocupante para seus fieis seguidores que chegaram para relatar os fatos. João demonstrou o espírito de um verdadeiro discípulo quando disse: "Convém que ele cresça e que eu diminua." (João 3:30)

            Nós devemos poder ver o nosso irmão crescer sem ficar ciumento. O ciúme é semelhante a um câncer que cresce e cresce até consumir e destruir. Se você tem este espírito carnal; ore e jejue até vencer para poder ser um verdadeiro filho de Deus.

Philip D. Walmer