>
 

Ensinando O Que Jesus Ordenou - 2

 

Arrependimento

            "Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações... ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado."

            Deus castigou Israel severamente pela idolatria, imoralidade e desobediência geral às suas leis e mandamentos, deixando com que quase a nação toda fosse levada ao cativeiro onde permaneceu por várias décadas. Finalmente Deus permitiu que a nação voltasse a sua terra e se estabelecesse como nação independente outra vez. A leitura desta história entristece, pois após duas ou três gerações a nação voltou a ser um povo pecador e desviado outra vez.

            Anteriormente Deus enviou profetas e mais profetas para entregar sua mensagem a este povo desobediente, mas quase unanimemente estes foram rejeitados, e frequentemente mortos. Deus, então, resolveu simplesmente abandonar Israel e deixar a nação a sua própria sorte. O resultado disto foi que Deus não enviou nenhum profeta/pregador a eles durante mais de 400 anos. Este período é conhecido como os 400 anos de silêncio, que é o período entre o Antigo e Novo Testamento.

            Contudo, Deus estava operando por trás sem o conhecimento dos religiosos do dia. Estes, apesar de alegarem de serem os representantes de Deus, não perceberam o que Deus estava fazendo. De repente aparece um homem, obviamente pobre, mal vestido, saindo do deserto, mas pregando uma mensagem que feriu todos até às profundezas da alma. A mensagem dele era de arrependimento e mudança total de vida. Muitos foram convertidos e batizados, inclusive muitos entre a classe dos líderes eclesiásticos. No entanto, sua mensagem, uma que não mediu palavras de condenação de todo tipo de pecado, finalmente cumulou no seu encarceramento e eventual morte, pois denunciou os pecados no mais alto escalão do governo.

            Em Mateus 4:12 lemos o que foi o início do ministério de Jesus, provavelmente por volta dos trinta anos de idade. O versículo dezessete explica com poucas palavras o conteúdo de suas mensagens: "Daí por diante, passou Jesus a pregar e a dizer: Arrependei-vos, porque está próximo o reino dos céus." Jesus simplesmente deu continuidade ao ministério do seu antecessor. Os religiosos acabaram de matar um que os ofendeu com a mensagem denunciando os pecados do povo e pregando arrependimento dos mesmos e agora aparece outro com a mesma mensagem, contudo demonstrando ainda mais poder e autoridade. Dentro de três anos e meio Jesus seria condenado à morte por crucificação. Após sua ressurreição e assunção aos céus os apóstolos continuaram com a mesma mensagem.

            Deve ser notado por todos que em nenhum momento Jesus pediu para ser aceito. Mas hoje, a mensagem de muitos religiosos é: "Aceitar Jesus." Esta expressão não se encontra na Palavra de Deus, no entanto de Gênesis a Apocalipse o verbo "arrepender-se" é encontrado dezenas de vezes. Os Evangelhos usam este termo nada menos de dezoito vezes.

            Não é popular hoje denunciar o pecado. Ministros ficam receosos de denunciar o pecado, mas ao tomar esta atitude contrária à mensagem de Cristo, eles condenam a si mesmos, bem como seus ouvintes, a uma eternidade sem Deus, pois Deus requer arrependimento do pecado. Esta ideia moderna de apenas dizer que aceitou Jesus sem que haja um profundo arrependimento faz com que muitos que ocupam os assentos das igrejas continuam nos seus pecados de antes. Pode falar o quanto quiser da graça de Deus e a misericórdia Dele, mas o fato real é que Deus não salva sem que haja um sincero arrependimento. O ministério de Jesus é prova disto: "Ou cuidais que aqueles dezoito sobre os quais desabou a torre de Siloé e os matou eram mais culpados que todos os outros habitantes de Jerusalém? Não eram, eu vo-lo afirmo; mas, se não vos arrependerdes, todos igualmente perecereis." (Lucas 13:4-5)

Philip D. Walmer