>
 

Ensinando O Que Jesus Ordenou 4

Número 4

Amar

 

            "Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações... ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado."

                No começo de tudo, Deus criou o primeiro casal, Adão e Eva. Deus os criou para que houvesse com quem ter comunhão, pois com as várias espécies de animais isto não era possível. A Bíblia recorda como a voz de Deus caminhava com o casal diariamente. Isto demonstrava o amor de Deus para com sua obra prima de criação. No entanto, este casal falhou, desobedeceu e caiu da perfeita vontade de Deus. Agora, o fato que Deus não os destruiu demonstrou novamente o amor que teve para com eles. De fato, Deus mesmo matou o cordeiro e providenciou o sacrifício por seu pecado.

            O amor de Deus continuava a ser demonstrado ao longo de quarto milênios de pessoas desobedientes, também para com a nação de Israel que se desviou da vontade de Deus e foi sempre restaurada por causa da longanimidade, misericórdia e graça abundante de Deus.

            O Novo Testamento se abre relatando o nascimento de Jesus, o muito esperado Salvador do mundo, contudo não reconhecido pelo povo que foi salvar. Neste é possível ver o que João escreveu: "Veio para o que era seu, e os seus não o receberam." (João 1:11) Deus mesmo si encarnou, si fez em forma de homem, nasceu como bebê em Belém da Judéia, cresceu como qualquer outra criança, provavelmente trabalhou na oficina de seu pai, e somente aos trinta anos de idade começou seu ministério terrestre.

            Em tudo isto é possível ver o grande amor de Deus para com sua criação, e especialmente com os seres humanos, por que Ele mesmo veio encarnado. Ele caminhou pela terra ministrando às necessidades do povo, mas em todo momento sabia que em breve morreria pelos pecados do mundo, pois por este fim veio ao mundo e ao povo que tanto amava. Ele morreria, não por seus pecados, pois os teve, mas pelos pecados dos bilhões de outros que nasceriam no pecado e necessitariam de um Salvador, pois sem alguém para pagar o peço pelo resgate do pecado não haveria esperança de salvação.

            Sendo que a raça humana recebeu tão grande e maravilhosa dádiva do Supremo e Todo-Poderoso Deus, Ele agora espera que aqueles que foram salvos por intermédio Dele e seu sacrifício em favor deles, demonstram para com seus compatriotas e companheiros de vida, a mesma compaixão e amor. Veja abaixo os mandamentos de Deus em relação ao dever de amar.

            Primeiro: "Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todas as tuas forças e de todo o teu entendimento..." (Lucas 10:27) Segundo: "Amarás o teu próximo como a ti mesmo."  Considerando a grandeza da dádiva de Deus para com os homens pecadores e o resgate do pecado, é provavelmente fácil cumprir o primeiro, mas é o segundo que se torna mais difícil e normalmente não cumprido, no entanto é o mandamento de Deus.

            Agora verá como o ensinamento de Jesus vai muito além do mandamento acima: "Ouvistes que foi dito: Amarás o teu próximo e odiarás o teu inimigo. Eu, porém, vos digo: amai os vossos inimigos e orai pelos que vos perseguem; para que vos torneis filhos do vosso Pai celeste, porque ele faz nascer o seu sol sobre maus e bons e vir chuvas sobre justos e injustos. Porque, se amardes os que vos amam, que recompensa tendes? Não fazem os publicanos também o mesmo? E, se saudardes somente os vossos irmãos, que fazeis de mais? Não fazem os gentios também o mesmo? Portanto, sede vós perfeitos como perfeito o é o vosso Pai celeste." (Mateus 5:43-48)

            Este assunto é muito grande, mas é o que Jesus ordenou que fosse feito. Ele sabia que o homem por si mesmo não poderia fazer isto, portanto deu ao homem o privilégio de receber seu Espírito Santo, e assim ter do lado de dentro o poder para cumprir esta ordenança Dele. Ame e ensine todos desta maneira amar os irmãos de fé e os perdidos.

Philip D. Walmer