>
 

Ensinando O Que Jesus Ordenou 6

Número 6

Obedecer

            "Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações... ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado."

             Lendo o que alguns escrevem e ouvindo o que outros falam, parece que obedecer é algo que ninguém precisa fazer mais. Eu aprendi cedo na vida que era de grande lucro e importância obedecer meus pais. E, isto é um princípio que a Bíblia ensina com muito boa razão. Eu aprendi logo após que era necessário obedecer meus avós. Minha avó materna me corrigiu um dia, mas eu não dei ouvido, isto é, não a obedeci. Ela me deu uma advertência com uma ressalva que caso eu não a obedecesse, ela me daria uma surra. Com a petulância de uma criança eu disse: "A senhora não ousa fazer isto." Com uma rápida lição aprendi que era necessário também obedecer aos avós. Eu me lembro de que a avó contou para a mãe logo na sua chegada para justificar sua atitude para comigo. E, a minha mãe deu plena concordância à ação dela. Tudo isso aconteceu antes de eu ir para o colégio.

            Assim, não era difícil obedecer aos professores, os diretores, coordenadores e outros adultos encarregados com o bom funcionamento do colégio. Esta atitude recomendável foi levada mais adiante para obedecer aos policiais e outros encarregados com o bom funcionamento da sociedade em geral. Roubei uma coisinha do mercado certa vez. Minha mãe descobriu e eu fui obrigado voltar para o mercado, confessar para o dono o que fiz e pagar por aquilo que roubei. Sim, aprendi obedecer às leis da sociedade que tem sua base na Palavra de Deus. Hoje este respeito não existe como um princípio na vida de muitos.

            Se for necessário obedecer aos pais, aos governantes, aos que obrigam obediência às leis e etc., quanto mais importante é obedecer a Deus. Lamentavelmente as pessoas que não aprendem obedecer às autoridades terrestres, com muita dificuldade aprenderão obedecer a Deus, que é no final das contas, o Supremo em tudo, e o juiz que julgará a todos no final dos tempos.  Como será para aqueles que não andaram obedientes a Deus e à Palavra Dele?

            Em Lucas 2:51 a Bíblia esclarece a atitude de Jesus em relação aos seus pais, assim ensinando todos por seu exemplo: "E desceu com eles para Nazaré; e era-lhes submisso." Jesus, que era Deus encarnado, na carne e na natureza carnal se submeteu à autoridade dos seus pais. Isto é algo que está sendo cada vez mais raro na sociedade moderna. Crianças acham que não precisam mais ser submissos aos pais, e por isso, sem a orientação dos pais mais experimentados e sábios, se metem em encrencas que desastrosamente determinam um curso de vida que não dá o sucesso e felicidade almejada.

            Os apóstolos levaram adiante os ensinamentos de Jesus, que vinham do Antigo Testamento. Em Efésios 6:1-3 a Palavra instrui com clareza: "Filhos, obedecei a vossos pais no Senhor, pois isto é justo. Honra a teu pai e a tua mãe (que é o primeiro mandamento com promessa), para que te vá bem, e sejas de longa vida sobre a terra." Obediência não é castigo, nem restritividade que acabará com a felicidade, contudo uma condição que leva a uma vida longa. Considerando a obediência a Deus e sua Palavra que Jesus ensinou por palavra e exemplo, não dá apenas uma vida melhor e longa na face da terra, contudo a vida eterna. Submeta-se a Deus, pois é de grande benefício.

Philip D. Walmer