>
 

Ensinando O Que Jesus Ordenou 9

Número 9

Perdoar

 

            "Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações... ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado."

                 Ontem escrevi acerca de fazer bem aos inimigos. Hoje o assunto é perdoar, que de certa forma fica intimamente ligado com o devocional de ontem. O assunto de hoje é mais uma das ordenanças de Jesus, que deve ser ensinado e praticado para o bem de todos.

            Jesus iniciou o ensinamento desta virtude na oração dominical: "... perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós temos perdoado aos nossos devedores; e não nos deixes cair em tentação; mas livra-nos do mal... Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celeste vos perdoará; se, porém, não perdoardes aos homens [as suas ofensas], tampouco vosso Pai vos perdoará as vossas ofensas." (Mateus 6:12-15) A mesma passagem da Versão Linguagem de Hoje esclarece um pouco mais o bom sentido destes versículos:" Perdoa as nossas ofensas como também nós perdoamos as pessoas que nos ofenderam. E não deixes que sejamos tentados, mas livra-nos do mal... Porque, se vocês perdoarem as pessoas que ofenderem vocês, o Pai de vocês, que está no céu, também perdoará vocês. Mas, se não perdoarem essas pessoas, o Pai de vocês também não perdoará as ofensas de vocês."

            Ninguém escapa de ser ofendido por forasteiros, colegas, familiares e até companheiros da igreja uma ou mais vezes. É comum no relacionamento de pessoas que por querer ou não, elas ofendem outros. O ofendido tem duas opções; perdoar ou guardar rancores por causa da ofensa. Diante destas opções o dever é de analisar bem que efeito terá na sua própria vida. É claro que perdoar aos outros os livram de culpa. Mas, estudando bem o ensinamento de Jesus é de chegar à conclusão que perdoar faz bem a si mesmo. Veja na passagem acima que o perdão que você almeja receber de Deus por suas ofensas contra Ele e outras pessoas, depende integralmente no perdão que você oferece às pessoas que lhe ofenderam. Portanto, quem deseja ser perdoado por Deus e ter seus pecados esquecidos por Ele tem o dever de perdoar todos que o ofendem. É lei, aliás ordenança de Deus.

            Em Mateus 18:23-35 Jesus ensinou uma parábola para ilustrar esta verdade acerca do perdoar. Esta parábola acerca de um credor incompassivo ilustra o relacionamento de homem com homem e a seguir de Deus com o homem, usando a base que o homem mesmo estabeleceu. Nos versículos 34-35 você encontra estas palavras: "O patrão ficou com muita raiva e mandou o empregado para a cadeia a fim de ser castigado até que pagasse toda a dívida. E Jesus terminou, dizendo: É isso o que o meu Pai, que está no céu, vai fazer com vocês se cada um não perdoar sinceramente o seu irmão."

            Em Marcos 11:25-26 Jesus vai ainda mais além em seu ensinamento: "E, quando estiverdes orando, se tendes alguma coisa contra alguém, perdoai, para que vosso Pai celestial vos perdoe as vossas ofensas. [Mas, se não perdoardes, também vosso Pai celestial não vos perdoará as vossas ofensas.]" Talvez seja isto que impede muitas pessoas de receber as muitas almejadas respostas as suas orações.

            Não esquece que Jesus perdoou a todos os responsáveis por tê-Lo crucificado, tanto aos judeus quanto aos romanos. Jesus não fez acepção de pessoas, mas perdoou a todos não importando sua raça, nível social ou religiosidade. Estêvão perdoou aos que o apedrejaram até a morte. Todos hoje têm a mesma responsabilidade, se é que querem um relacionamento de salvação para com Deus.

Philip D. Walmer