>
 

Ensinando O Que Jesus Ordenou 15

Buscar A Deus Em Primeiro Lugar

 

            "Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações... ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado."

                 Deus nunca quis, e jamais quer estar em segundo lugar ou segundo plano na vida de ninguém. Desde o início, Deus, por ser o criador e quem fornecia tudo para sua criação quis estar em primeiro lugar na vida deles. Deus nunca permitiu que outro deus, criação do homem, tomasse o lugar que por direito pertence exclusivamente a Ele.

            Deus chamou Abrão da terra natal dele, pois viu nele um espírito que adorava e amava o único Deus verdadeiro. Ele foi escolhido para iniciar, ser o progenitor de um povo novo que buscaria e adoraria este Deus, criador dos céus e da terra. Abrão, que mais tarde seria chamado de Abraão, foi fiel a Deus e apesar de habitar no meio de um povo idolatra, jamais adotou as práticas religiosas deles. Seu filho Isaque também foi fiel, mas com a terceira geração começou um leve desvio dos preceitos originais. Circunstâncias levaram Jacó com sua família de aproximadamente setenta pessoas para ir habitar na terra do Egito. Nas Escrituras o Egito é sempre representante do mundo e seu sistema. Esta família e seus descendentes permaneceram no Egito por 430 anos e se tornou um povo muito numeroso.

            A estas alturas os egípcios ficaram com medo dos descendentes de Abraão e começaram os perseguir e tratar severamente como escravos. Eles clamaram a Deus que resolveu os libertar desta escravidão e preparou Moisés para ser seu líder. Após sair do Egito com grande demonstração do poder de Deus o povo foi parar diante do monte Sinai. Foi neste lugar que Deus chamou Moisés para o cume da montanha e lá deu os dez principais mandamentos para governar o povo que Deus sempre queria para Ele mesmo, um povo que O representaria na terra, indicando o caminho certo para o homem trilhar.

            É notável que o primeiro destes mandamentos trate o assunto do relacionamento do povo com Deus. "Então, falou Deus todas estas palavras: Eu sou o Senhor, teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão. Não terás outros deuses diante de mim. Não farás para ti imagem de escultura, nem semelhança alguma do que há em cima nos céus, nem embaixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. Não as adorarás, nem lhes darás culto; porque eu sou o Senhor, teu Deus, Deus zeloso, que visito a iniquidade dos pais nos filhos até à terceira e quarta geração daqueles que me aborrecem e faço misericórdia até mil gerações daqueles que me amam e guardam os meus mandamentos." (Êxodo 20:1-6) Nota o uso dos artigos definidos que em si deixam claro que existe apenas um Deus verdadeiro e que somente este deve ser adorado.

            Não é, portanto, surpreendente que Jesus, sendo Deus encarnado, falaria mais esta ordenança em Mateus 6:33: "... buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas."

            Esta é mais uma das ordenanças que Jesus mandou para ensinar no mundo inteiro. Como seriam felizes e bem sucedidos todos os povos do mundo se adorassem somente a Deus, o único verdadeiro. E você não deve apenas ensinar esta verdade, contudo sempre a praticar para que todos possam ver como você é abençoado por obedecer às ordenanças do Senhor.

Philip D. Walmer