>
 

O Reino de Deus 1

Número 1

            "Portanto, vós orareis assim: Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome;  venha o teu reino; faça-se a tua vontade, assim na terra como no céu; o pão nosso de cada dia dá-nos hoje; e perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós temos perdoado aos nossos devedores; e não nos deixes cair em tentação; mas livra-nos do mal [pois teu é o reino, o poder e a glória para sempre. Amém]! Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celeste vos perdoará; se, porém, não perdoardes aos homens [as suas ofensas], tampouco vosso Pai vos perdoará as vossas ofensas." (Mateus 6:9-15)

            Citei acima a Oração Dominical toda como dada por Mateus. Estas palavras dadas por Jesus Cristo ao ser indagado em relação à oração não constituem em si uma oração; todavia uma espécie de esboço de oração, uma ordem que pode ser seguida, não importando com o tempo que a pessoa permanece em atitude de oração. Este esboço de oração pode ser dissecado (dividido em várias partes) para ser estudado e entendido melhor. É isso que eu quero fazer com a parte que diz: "venha o teu reino".

            É fácil para todos acreditarem que ao votar e colocar outro partido no governo que tudo mudará e facilitará mais a vida dos cidadãos. Isto é pura ilusão, pois todos que são eleitos são seres humanos sujeitos aos mesmos sentimentos, ao mesmo egoísmo, às mesmas tentações de enriquecer si mesmos aos custos do povo. Se entrar um honesto altruísta no governo, ele é logo contaminado com os demais que pressionam para que ele seja igual para não os delatar caso haja uma investigação de corrupção.

            Colocando a política terrena de lado, falaremos acerca das palavras de Jesus citadas acima. Em falar do Reino de Deus, a tendência de quase todos é de pensar em alguma data futura quando Deus há de estabelecer seu Reino, que será absolutamente puro e não sujeito às tentações e corrupção que contamina todos, sim todos, os governos de hoje. Jesus disse que devemos em nossas orações pedir que venha o reino Dele. Sei geralmente quando se trata do assunto do Reino de Deus que as pessoas pensam logo em algo que está por vir, a saber, o Reino de Deus que será estabelecido na Nova Jerusalém. Porém, creio que há um sentido duplo nesta frase acerca do Reino de Deus.

            Não há dúvida que o Reino de Deus que há de vir, será glorioso, de paz e tudo que o ser humano almeja. Os discípulos de Jesus acreditaram até o último momento que Jesus expulsaria os Romanos e devolveria a terra e o governo aos judeus. Nunca era o plano de Deus. Apesar de sua incredulidade, eles voltaram a Jerusalém para aguardar a descida do Espírito Santo, que ocorreu dez dias após Jesus ser assunto aos céus. Assim, ao serem cheios do Espírito Santo, eles finalmente entenderam que Jesus queria estabelecer seu reino dentro deles.

            Você tem permitido que Deus formasse seu reino dentro de você? Ele realmente foi liberado para estabelecer seu reino firmemente dentro do seu ser? Caso não, você ainda não compreende o que é de ter Deus em controle completo na sua vida para poder gozar todas as bênçãos residentes dentro do seu reino hoje. Para poder entrar no reino vindouro Dele, tem que permitir que seja primeiramente estabelecido seu reino dentro do seu ser.

Philip D. Walmer