>
 

O Reino de Deus 2

Número 2

 

                No devocional de ontem, escrevei que o Reino de Deus, presente atualmente no mundo de hoje por intermédio do Espírito Santo, precisa ser estabelecido em cada um que alega ser cristão. Ser cristão é muito mais do que "aceitar Jesus", adotar regras de uma denominação religiosa ou frequentar cultos até religiosamente. Tem que haver em cada pessoa que quer se denominar cristão, uma transformação que ela vive diariamente e não apenas aos domingos ou em outras ocasiões especiais. Paulo expressou esta transformação desta maneira: "É bom ser sempre zeloso pelo bem e não apenas quando estou presente convosco, meus filhos, por quem, de novo, sofro as dores de parto, até ser Cristo formado em vós..." (Gálatas 4:19) Enfatizo a parte do versículo que diz: "até ser Cristo formado em vós".

            Eu agora com 74 anos de idade já passei a idade do meu pai quando ele faleceu. Falando com meus irmãos recentemente comentamos uns aos outros que notamos que temos gestos iguais do pai, expressões faciais dele, um caminhar semelhante a ele e etc. Interessante, não, e principalmente quando considera o fato que não resido mais na casa dele faz 56 anos e quase trinta desde que ele faleceu. Que poderia causar a semelhança que mencionei acima? A resposta é simples. Dentro do meu corpo tenho o DNA dele. Não posso fugir daquilo. Faz parte do meu ser.

            A mesma lógica pode ser aplicada ao relacionamento de cada cristão que nasceu de Cristo, que por via do novo nascimento veio a ter o DNA de Deus dentro de seu ser. Assim, sem se esforçar, sem pensar sempre, mas por natureza agiria como Cristo agia. O segredo está no versículo acima... "até ser Cristo formado em vós". Isto deve de ser o profundo desejo de todos que abraçam a salvação de Cristo, e ninguém deve ser satisfeito até que esta transformação é feita.

            Saul foi escolhido para ser o primeiro rei de Israel. A intenção de Deus era de deixar os descendentes dele ocupar o trono para sempre, No entanto, Saul falhou a Deus, agiu erradamente, pecou de várias maneiras, e este direito foi lhe tirado. Davi, a quem ele odiava intensamente, ocupou o trono. Salomão, filho de Davi então assumiu o trono com a morte do seu pai. Não foi fácil para fazer isto, pois Davi tinha muitos filhos, e pelo menos alguns deles queriam assumir o trono de deixado por ele. Mas, Deus acudiu Salomão e em I Reis 2:12 lemos este relato: "Salomão assentou-se no trono de Davi, seu pai, e o seu reino se fortificou sobremaneira." (I Reis 2:12) Outra versão diz que o reino dele foi "estabelecido".

            Prezado leitor, Deus quer estabelecer seu reino dentro de você. Não confunde isto por simplesmente dizer que é crente. Se analisar bem o seu coração descobrirá que ainda há muitos inimigos de Deus habitando dentro do seu íntimo. É por isso que muitos falam que é difícil servir a Deus. O conflito está por dentro deles e não vem do mundo e nem do diabo, contudo da sua própria carne e natureza carnal que ainda não foi deposta, e ainda quer assumir o trono de sua vida.

            Como a batalha de Salomão foi dura para vencer, sua batalha para estabelecer Deus como Rei único e soberano na sua vida, subjugando a carne ao controle de Deus há de ser dura, contudo pode ser vencida se você se dedicar a oração, jejum, leitura da Palavra de Deus e assistência assídua na casa de culto, prestando toda a atenção à pregação da Palavra pela pessoa que Deus estabeleceu como o pastor.

Philip D. Walmer