>
 

O Reino de Deus 3

Número 3

 

            Uma questão muito importante é levantada em Amós 3:3: "Andarão dois juntos, se não houver entre eles acordo?" Obviamente a resposta é não. Um homem e sua esposa não podem habitar na mesma casa diariamente a não ser que haja um acordo entre eles. O piloto e copiloto tem que estarem de acordo com respeito o destino e o melhor caminho para chegar até ele, se não haverá um desastre aéreo que resultará na perda de vidas. Jesus disse em João 14:6 que Ele é "... o caminho". Agora, se Ele é o caminho e alguém quer andar com Ele se torna óbvio que é necessário andar de acordo com Ele e não no caminho que ele mesmo escolha. Por isso jamais alguém deve tentar forçar sua vontade e lógica humana em cima de quem não somente conhece o melhor caminho, mas é, de fato, o caminho. Assim, cada cristão, cada pessoa que procura seguir a Cristo deve orar... "... venha o teu reino..." ao meu coração. Deve pedir encarecidamente que Deus estabeleça seu reino dentro do seu íntimo.

            Jesus falou com Nicodemos acerca de nascer pelo Espírito em João 3:6: "O que é nascido da carne é carne; e o que é nascido do Espírito é espírito." Ao nascer do Espírito, uma pessoa receberia o DNA do Espírito, isto é, de Deus.

            De acordo com o apóstolo Paulo o segredo de vencer a batalha entre a carne e o Espírito não é complicada. Veja esta passagem de Gálatas 5:16-17: "Digo, porém: andai no Espírito e jamais satisfareis à concupiscência da carne. Porque a carne milita contra o Espírito, e o Espírito, contra a carne, porque são opostos entre si; para que não façais o que, porventura, seja do vosso querer." Esta luta jamais cessará enquanto você está na carne. O segredo é de alimentar O Espírito e não a carne. Mais uma vez bato naquela mesma tecla... Ler a Bíblia, orar sem cessar (I Tessalonicenses 5:17), jejuar para crucificar e controlar a carne (se não pode ao menos controle se apetite para alimentação, como pretende, então, controlar as paixões da carne que são bem mais fortes), frequentar os cultos e sempre entra no espírito de louvor e adoração, não deixando que a reunião seja apenas oportunidade para se encontrar com amigos, contudo uma oportunidade de procurar comunhão com pessoas vencedoras.

            Este último item é importantíssimo, pois em grande parte há de determinar seu sucesso espiritual. Atos 2:42-47 detalha os segredos de sucesso da igreja primitiva na face de perseguições terríveis, e até a morte de alguns dos seguidores de Cristo. Leia e medita de como você pode agir semelhantemente para ter o mesmo sucesso. O capítulo três de Atos começa por mostrar a fidelidade dos discípulos à oração, indo ao templo provavelmente três vezes ao dia para orar e buscar a Deus pela força e coragem que necessitavam para enfrentar poderosas forças de oposição. Assim fazendo, Cristo estabeleceu seu reino dentro deles.

            Quando qualquer político é eleito para servir no governo, a primeira coisa que ele faz é escolher pessoas para ocupar todas as posições do seu gabinete, pessoas que têm as mesmas filosofias dele, e que darão força e apoio a ele (ou ela). Pode o cristão fazer diferentemente? Claro que não! No entanto, tenho visto frequentemente novos convertidos procurar manter as mesmas amizades de antes. Se for ao sincero intuito de ganhar estas pessoas para Cristo, tudo bem. Mas se for para continuar na mesma rotina de festas, bebedeiras e etc., posso lhe dizer que jamais funcionará.

            Veja bem as palavras que iniciam o Livro de Salmos (1:1-3) "Bem-aventurado o homem que não anda no conselho dos ímpios, não se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. Antes, o seu prazer está na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite. Ele é como árvore plantada junto a corrente de águas, que, no devido tempo, dá o seu fruto, e cuja folhagem não murcha; e tudo quanto ele faz será bem sucedido."

Philip D. Walmer