>
 

Amigo de Deus

 

            Muitas pessoas confundem a amizade, não entendendo exatamente o que a verdadeira amizade é. Pode haver inimigos, conhecidos e amigos de verdade. Minha esposa e eu, tendo vivido mais de sete décadas, temos passado por várias fases de relacionamentos com pessoas.

            Havia aquelas pessoas do passado que teríamos jurado de ser nossos amigos vitalícios, mas repentinamente saíram sem mais, sem menos, pois simplesmente desaparecem de nossa vida sem qualquer comentário. Elas comeram à nossa mesa e foram, na época, beneficiadas com nossa bondade e amor para com elas, mais por razões desconhecidas, resolveram terminar com a amizade, que talvez na realidade nunca existisse. A conclusão à qual a gente chega é que realmente não havia aquela amizade que a gente pensava, pois fingiram a amizade por interesse.

            De outro lado havia aquelas pessoas que viam nossa dedicação à chamada de Deus e tendo, contudo, uma visão de curto prazo; se tornaram até inimigos, saindo de nossa vida com críticas e palavras que feriram profundamente. Nós simplesmente procuramos ignorar e esquecer as ofensas, e levar nossa vida adiante, entendendo que estas pessoas jamais entenderam que nossas intenções eram de ajudá-las a servir a Deus e salvar suas almas. Elas foram ao seu caminho e nós seguimos ao nosso, orientado por Deus para cumprir o que era a vontade Dele.

            Aconteceu recentemente que duas pessoas que saíram de nossas vidas apareceram novamente depois de mais de quatro décadas. A vida não foi fácil para elas, mas as ensinou a refletir sobre o passado. De repente lembraram-se vividamente dos bons tempos do passado conosco. Lembraram-se das dificuldades da vida passada e com a renovada de boas memórias queriam reatar o relacionamento, pois agora reconhecem a boa vontade de nossos atos do passado. Damos graças a Deus que tivemos o bom senso de jamais bater a porta na cara destas pessoas, pois agora tudo mudou e veio para elas um reconhecimento da bondade que Deus nos deu, a qual procuramos transmitir para outros.

            A amizade que jamais falhará é a amizade que é estabelecida com Deus. A amizade é, no entanto, uma via de duas mãos. Por exemplo, em II Crônicas 20:7 Abraão é chamado o amigo de Deus. Tiago 2:23 afirma  este mesmo relacionamento entre Deus e Abraão. O interessante é que Deus chama Abraão de seu amigo. "... e se cumpriu a Escritura, a qual diz: Ora, Abraão creu em Deus, e isso lhe foi imputado para justiça; e: Foi chamado amigo de Deus." Neste caso não foi o pequeno e insignificante que chamou Deus de amigo, contudo o Todo-Poderoso que chamou um mero humano de amigo. Que relacionamento tremendo! Deus contava com Abraão sempre e em todas as situações, como no caso da destruição de Sodoma e Gomorra. Ló e sua família foram retirados da cidade antes de sua destruição por intermédio das orações e negociações de Abraão.

            Deus não é amigo que entra e sai da vida de alguém. São os seres humanos que se tornam frequentemente infiéis, entrando e saindo do amor (amizade) de Deus, e nem sempre por razões sustentáveis. Nada do mundo, nada exterior e nem o próprio diabo pode nos separar do amor e relacionamento de Deus que temos, pois é só você que pode terminar com a amizade. (Romanos 8:31-39) Amigo, Deus pode contar com você, com sua amizade, com sua fidelidade, com sua constância apesar das circunstâncias que a vida lhe proporciona? Jó declarou no meio do seu terrível prova e angústia permitida por Deus, que ainda que o próprio Deus o matasse ele O serviria. Espero que você seja amigo de Deus e com a mesma resolução de vida que Jó demonstrava. Assim, no final da vida pode partir para a eternidade com plena certeza que será salvo e que fará parte do reino glorioso por vir.

Philip D. Walmer