>
 

PossuĂ­do?

            Irmão, você está possuído? Ah! Agora você se ofendeu, mas fica comigo um pouco, lê adiante e vai ver para onde eu quero chegar com esta pergunta. Eu sei que normalmente quando se refere a alguém como sendo possuído é automático pensar em ser possuído de espíritos malignos. Mas será que é só por estes espíritos maléficos que a gente pode ser possuído? Vejamos o que Paulo fala aos Romanos:

            "E certo estou, meus irmãos, sim, eu mesmo, a vosso respeito, de que estais possuídos de bondade, cheios de todo o conhecimento, aptos para vos admoestardes uns aos outros." (Romanos 15:14)

             Agora vamos ver a definição de "possuir": Ter posse de; ter como propriedade; imbuir se de ser proprietário de; ser caracterizado por; ter em si; deixar-se dominar por.

            O interessante é que uma pessoa pode ser possuída por uma variedade muito grande de espíritos e atitudes. Há pessoas possuídas de ira, de ciúmes, de discórdia, de vã-glória, de ódio, e uma variedade enorme de outros espíritos e atitudes não aprovados por Deus. Do outro lado há qualidades boas das quais que pode também ser possuído. Paulo certificou-se do espírito dos cristãos romanos e descobriu que eram possuídos de bondade. Que coisa maravilhosa!

            Que é a bondade? Será que esta palavra é lida sem realmente perceber seu sentido? Sem perceber o que é que deve possuir o ser de cada cristão? A bondade se define como: qualidade de quem tem alma nobre e generosa, é sensível aos males do próximo e naturalmente inclinado a fazer o bem; benevolência, benignidade, magnanimidade; atitude amável, cortês; delicadeza.

            Então, foi estas coisas que Paulo achou presente nas vidas dos cristãos romamos. O que poderia ser dito dos membros das igrejas hoje em dia? Será que estas qualidades ainda existem na vida daquelas que se dizem cristãos? A franca verdade é que somos obrigados dizer que estas coisas se fazem notórias pela sua falta. A falta destas coisas é que faz muitos não acreditar na mensagem que pregamos, pois a mensagem não pode ser pregada, mas também vivida. Tem que haver uma diferença entre a pessoa que tem Cristo na vida e a pessoa que não tem. Além da bondade, o Espírito Santo que habita no crente deve produzir amor, alegria paz, longanimidade, benignidade, fidelidade, mansidão e domínio próprio. (Gálatas 5:22-24 NVI) São estas qualidades que possuem você?

            Caso não, pode ser que um ou mais das obras da carne mencionadas em Gálatas 5:19-21 possuem a sua vida e neste caso, Paulo avisa que quem pratica estas coisas não herdará  o Reino de Deus. Não cabe a mim, aos seus pais, nem ao seu pastor ou outro líder espiritual examinar sua vida. Paulo disse o seguinte: "Examine-se, pois, o homem a si mesmo..." (I Coríntios 11:28) Se neste auto-exame você descobre imoralidade sexual, impureza e libertinagem, idolatria, e feitiçaria, ódio, discórdia, ciúmes, ira egoísmo, dissensões, facções e inveja, embriaguez, orgias e coisas semelhantes... (Gálatas 5:19-21NVI), você precisa fazer umas mudanças radicais se é que quer herdar o Reino de Deus. Você está possuído de que?

Philip D. Walmer

Pensamento Do Dia: Quando Deus tira algo de você, Ele não está punindo-o, mas apenas abrindo suas mãos para receber algo melhor.