>
 

Teimosia

            A teimosia ativa no ser humana é normalmente considerada como traço indesejável. É impressionante como esta qualidade de personalidade se demonstra cedo na vida de uma criança. Há crianças que parecem passivas desde o berço, e outras que com o primeiro choro demonstram que vieram ao mundo para tomar conta da situação, não importando que seja o desafio em tamanho ou importância.

            Ao mesmo tempo há pessoas que possuem a teimosia e fazem mal uso da mesma e tendem arrumar muitas encrencas no curso de sua vida devida a sua implicância e resistência contra qualquer idéia que não seja delas. A temosia desenfreiada no relacionamento entre pais e filhos tende a criar problemas, e normalmente para os filhos que insistem em fazer tudo que desejam, sem levar em consideração a vasta experiência dos pais, que lhes dá o direito e habilidade para orientar os filhos com respeito o melhor caminho de vida. Isto é particularmente verdade quando os pais são cristãos em todos os sentidos.

            A teimosia no relacionamento de cônjuges tende da mesma forma criar problemas para um ou outro dentro desta união ordenada e aprovada por Deus. A convivência deve ser de paz e consideração mútua um do outro, no entanto a teimosia pode levar transtornos de alto grau de negatividade à união que com tempo se dissolve por falta de concordância nas principais áreas do viver conjugal.

            No entanto há uma área na vida onde a teimosia pode ser de grande valor. Sim, esta qualidade, que na maioria das instâncias é algo indesejável, pode se tornar algo de grande benefício. É como a água: quando usada para beber, cozinhar, regar a terra, se lavar e etc., é de grande valor, e essencial para a vida. Mas a água do rio transbordante tem um poder de destruição terrível. A teimosia é assim. Pode ser algo que nos destrói ou algo que nos salva.

            Em Mateus 4:1-11 somos informados acerca da tentação de Jesus. A história bíblica nos ensina de como a insistência de Jesus em não ceder para as investidas do diabo resultou numa grande vitória e serve como lição para nós. É uma grande lição observar e lembrar que Jesus não venceu por possuir grande poder sobrenatural, mas simplesmente pelo uso correto e poderoso da Palavra de Deus para responder ao diabo. A vitória de qualquer cristão pode depender do seu conhecimento da Palavra de Deus e o uso Dela teimosamente contra o inimigo da sua alma.

            Paulo, escrevendo aos Efésios disse: "... nem deis lugar ao diabo." (Efésios 4:27) Começando com Caim, a Bíblia relata história após história de homens e mulheres que falhavam por dar lugar ao diabo. Davi deu lugar ao diabo por ficar em casa quando devia ter saido para a guerra e cometeu grande pecado que trouxe resultados desastrosos para ele, sua família e a nação. Deniel não deu lugar ao diabo e ganhou uma grande vitória para ele, seus companheiros e seu povo.

            "...resisti ao diabo, e ele fugirá de vós." (Tiago 4:7) Teima acerca das coisas certas e ganhará grandes vitórias.

Philip D. Walmer

Pensamento Do Dia: "O único homem que nunca comete erros é aquele que nunca faz coisa alguma. Não tenha medo de errar, pois você aprenderá a não cometer duas vezes o mesmo erro." Theodore Roosevelt