>
 

Eu Sou

Parte 2

            Deus se apareceu a Moisés e declarou que era o grande "EU SOU". Este nome é revelador, pois não importa a geração em que Deus é assim chamado, Ele se torna o Deus do presente.

            Um problema que muitos crentes sofrem é o procurar de viver, ou no passado ou no futuro. Infelizmente, ou talvez felizmente não é possível viver em nenhum ou outra dimensão do tempo. Somos criaturas do presente, do hoje, do presente momento e não podemos voltar para trás nem pular para a frente.

            Anos atrás assumi o pastorado de uma igreja que anteriormente foi pastoreado por um homem que tinha algum sucesso de, mas em alguma altura da jornada perdeu sua direção espiritual e sofeu derrotas pessoais. Apesar disto, eu fui obrigado conviver com os constantes comentários que tudo era melhor no pastorado do outro ministro. Era um exemplo clássico de pessoas que desejam viver no passado; viver com apenas memórias em vez de uma experiência atual e vital. A verdade é que a refeição que comeu ontem não lhe serve hoje. Você precisa algo novo hoje. Na vida espíritual é a mesma coisa. Não é possível subsistir com as memórias de experiências passadas. Por isso Deus se declarou de ser o Deus de hoje, do presente, o grande "EU SOU". Ele não é um Deus do passado, ou um "EU ERA", ou do futuro "EU SEREI". Ele tem algo maravilhoso para você hoje.

            Outros procuram viver no futuro. O comentário constante é que amanhã a coisa vai mudar, ou mês que vem, o ano que vem, quando eu casar, quando os filhos crescerem ou saem de casa, quando eu me aposentar, e assim vai uma série de coisas boas que esperamos: amanhã. Mas Deus é do presente.

            Memórias são lindas de contemplar, mas é impossível viver as memórias. Elas não solucionam os desafios de hoje. Da mesma forma, sonhar de um futuro melhor, mais alegre, mais de acordo com seus planos não soluciona os problemas que sofre hoje. Você; nós precisamos algo hoje. É Deus que é o nosso baluarte, aliás que almeja ser nossa âncora nos momentos difíceis da vida. Mas, se no meio de problemas, desafios e combates espirituais estamos sempre olhando para trás, ou tentando contemplar o futuro, continuaremos a sofrer, pois ignoramos Aquele que é a solução do momento.

            Pode lembrar o que Deus fez no passado, e isto não é errado. Mas tem que lembrar que Ele não perdeu seu poder e tem ainda hoje o poder de agir na sua vida; de solucionar seus problemas e atender suas orações e súplicas. Ele não é do passado apenas, e nem do futuro apenas, mas é o Deus de hoje. Ele quer que você lembra-se Dele com o grande "EU SOU".

            Recorda os homens e mulheres da Bíblia: Davi nas batalhas, Daniel na cova dos leões, os três Hebreus na fornalha de fogo, Pedro na prisão, Paulo na tempestade, João no Espírito no dia do Senhor exilado na ilha de Pátmos. Todos descobriram que Deus era o grande "EU SOU". Você pode fazer a mesma descoberta.

Philip D. Walmer

Pensamento do Dia: Confia em Deus para hoje - e prepara-se para o amanhã.