>
 

O Custo Da Liberdade

             Apesar da opinião que muitos têm do fato, o fato é que a nação dos Estados Unidos da América têm se envolvido em volta do mundo por muitos anos em guerras e conflitos, pequenos e grandes, no intuito de ajudar povos subjugados a regimes de opressão excessiva se libertarem de carrasco ditatoriais. O resultado deste envolvimento de caridade tem sido a morte ou graves ferimentos a milhares de soldados. O sacrifício destes homens e mulheres nunca foi considerado levianamente pelo governo nem do povo americano.

            Para servir e tratar estas pessoas, na sua maioria voluntária, hospitais e centros foram estabelecidos onde estes veteranos de guerra poderiam receber o devido tratamento para suas feridas, e frequentemente, doenças vitalícias. Conforme entendo há por volta de 300 destes centros e hospitais nos cinquenta estados e territórios que compõem os Estados Unidos. Milhares de pessoas aparecem a estes centros diariamente para tratar os resultados do seu envolvimento nas forças armadas. Devido à gravidade dos seus ferimentos existem pessoas que nunca saem ou jamais sairão do centro de tratamento.

            Na entrada de um destes hospitais, no estado de Idaho, há uma pedra na qual foi feito a seguinte inscrição: "O custo da liberdade é visível aqui." Lá dentro poderia ver pessoas cegas, surdas, horrivelmente desfiguradas, sem pernas, sem braços, rostos destruídos, e frequentemente se ouve os gemidos de pessoas com dor, dores que não cessam de dia, nem de noite. Se você fosse caminhar pelos corredores poderia ver com seus olhos, "o custo da liberdade" de povos e nações inteiras. Milhares de pessoas pagaram um preço muito alto para auxiliar outros povos alcançar a liberdade.

            A explicação acima não tem nenhuma conotação política, embora que alguns poderiam a interpretar assim. Mas ao ler acerca desta frase, me lembrei de meu querido e amado Jesus, e seu Calvário. Pedi a Deus que Ele me desse uma nova olhada ao Calvário, para que eu pudesse ver, contemplar outra vez o horror daquele lugar. Pedi que Ele me concedesse habilidade para compreender o preço que foi pago para que eu pudesse receber gratuitamente a liberdade da escravidão e ditadura do pecado.

            Em resposta ao meu pedido vi um homem sem pecado sofrer por mim. Ouvi as batidas do martelo que forçou os pregos enormes e rudes atravessarem suas mãos e pés. Vi o sangue começar pingar destes cravos, se misturando com o sangue que já descia das feridas da sua cabeça e rosto. Vi a carne das suas mãos rasgar-se quando a cruz foi jogada rudemente no buraco preparado a receber. Vi o cumprimento das profecias de Isaías 53:5 e 10, pois este cordeiro de Deus estava sendo moído para pagar o preço da minha liberdade.

            Senti meu coração crescer e crescer e pareceu que iria se romper, pois uma tremenda gratidão tomou conta de mim, me enchendo de tal maneira que não consegui expressar tudo que sentia. Não havia palavras que expressassem os meus sentimentos de gratidão diante tão grande sacrifício.  Não consegui conter as lágrimas, e realmente não quis as conter, pois elas me ajudaram expressar agradecimento ao meu mui amado Jesus.

            Enquanto milhares de soldados jazem no fundo de suas camas, sofrendo as dores, as doenças e o desespero, a grande maioria dos povos e nações que foram libertos nem se lembram mais o preço que foi pago pela sua liberdade. Outros milhares de homens e mulheres andam aleijados, cegos, e surdos; andam de pernas mecânicas, procuram trabalhar, se vestir, se alimentar e de modo geral cuidarem de si mesmos com braços mecânicos, sabendo muito bem que quase ninguém se liga mais com o sacrifício que eles sofreram.

            Da mesma forma, a grande maioria dos ditos crentes (cristãos) não tem noção de tudo que Jesus sofreu para libertá-los e salvá-los. Caso se lembrarem, é uma visão embaçada, ofuscada que deixa a verdade oculta deles. Oxalá que Deus pudesse abrir os olhos de todos para ver e realmente compreender o preço que foi pago pela sua liberdade. E, têm aqueles que, após serem libertos, começam andar novamente com o mundo que os escravizou. Em nome de uma dita liberdade eles se iludem em pensar que é possível namorar com o mundo e ainda estar casado com Jesus. Como Sansão, eles acordarão, mais tarde ou mais cedo, para entender que Deus não está mais presente; que sua força se foi, que a prisão do pecado e os vícios os aguarda novamente e que têm perdido suas vistas espirituais. Alguns andam com símbolos religiosos nas suas pessoas, ou tem tais símbolos nas suas casas e igrejas, mas ainda não entendem que um preço tremendo foi pago para os libertarem. Eles tratam desta liberdade como fosse um direito adquirido por ser um ser humano, algo que Deus os deve. Palavras de agradecimento nunca passam por seus lábios. Muitos participam de atos religiosos, mas, infelizmente é mais uma festa para eles se animarem e voltarem a se sentir bem. Muitos tomam mensalmente a "Santa Ceia", mas é meramente um rito religioso, e com esta celebração não há uma real lembrança da cruz, do sofrimento, do sangue derramado, das pisaduras na carne. Não se lembram que o castigo que Ele sofreu, foi o castigo que nós merecíamos sofrer, mas Ele tomou, sim, Ele voluntariamente tomou sobre si mesmo o nosso castigo.

            Meu amigo leitor, quanto tempo faz que não reflete realmente sobre o preço que foi pago pela sua salvação? Já foi comovido recentemente ao choro e lágrimas por lembrar o sofrimento de Jesus por você? Quanto tempo faz que você não pausa na sua corrida atrás das coisas materiais para com choro e lágrimas agradecer a Jesus por sua liberdade? Será que você é um daqueles que está novamente pendendo para o lado do mundo e seus prazeres e assim desprezando o sacrifício de Jesus por você? Se for assim, nota que a Bíblia diz: "É impossível, pois, que aqueles que uma vez foram iluminados, e provaram o dom celestial, e se tornaram participantes do Espírito Santo,   e provaram a boa palavra de Deus e os poderes do mundo vindouro,  e caíram, sim, é impossível outra vez renová-los para arrependimento, visto que, de novo, estão crucificando para si mesmos o Filho de Deus e expondo-o à ignomínia." (Hebreus 6:4-6) Isto é a Palavra de Deus e é assustador ou deveria de ser. Veja mais uma advertência da Palavra de Deus: "Pois melhor lhes fora nunca tivessem conhecido o caminho da justiça do que, após conhecê-lo, volverem para trás, apartando-se do santo mandamento que lhes fora dado.  Com eles aconteceu o que diz certo adágio verdadeiro: O cão voltou ao seu próprio vômito; e: A porca lavada voltou a revolver-se no lamaçal." (II Pedro 2:21-22)

            Meu amigo amado, você pode pensar que minhas palavras são duras e insensíveis. No entanto, transmiti somente o que a Bíblia nos diz. Além do mais, quero ser o atalaia fiel que adverte o pecador do seu mau caminho. Não quero ser réu do seu sangue, nem da sua alma. Sinto no íntimo do meu ser que a volta do Senhor está bem próxima. Feliz a pessoa que se prepara integralmente e adequadamente para este evento que há de ser o maior evento dos santos do Senhor. Peço a Deus que você preze o sacrifício do Senhor por você e que o Senhor não veja em você um amor para com o mundo que impedirá sua entrada no descanso eterno.

 Philip D. Walmer

Pensamento do Dia: "Quem não agradece por pouco não agradecerá por muito."