>
 

Merecimento X Necessidade

            Há anos atrás ouvi de um célebre pregador uma ilustração muito interessante, que não me saiu da memória, apesar do tempo. Ele contou que em certa favela um pregador foi apedrejado por um garoto. Atendido numa farmácia próxima voltou-se para casa com o rosto cheio de esparadrapo. Dias depois ele foi a uma loja, comprou uma camisa e se dirigiu ao casebre onde morava o garoto. Lá chegando, disse ao que vinha, o pai do menino, então, ponderou que seu filho não poderia receber aquele presente porque não o merecia. Mas o pregador insistiu, fez questão de entregar. Chamado o filho à presença do visitante, este, dirigindo-se ao pai, disse: "Eu estou dando ao seu filho este presente não porque ele tenha merecimento, mas porque ele tem necessidade." E passou às mãos do menino a camisa nova, que foi recebida com alegria. "Meu Deus suprirá todas as vossas necessidades segundo as suas riquezas na glória em Cristo Jesus." (Filipenses 4:19) Que palavras oportunas e verdadeiras no que se refere à nossa relação com Deus! "O centurião, porém, replicou-lhe: Senhor, não sou digno de que entres debaixo do meu telhado; mas somente dize uma palavra, e o meu criado há de sarar." (Mateus 8:8) É esta a nossa real situação, não temos merecimento, temos, sim, uma profunda necessidade. Dada a nossa condição de pecadores, desobedientes, rebeldes, nada merecemos. "Porque eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita bem algum; com efeito o querer o bem está em mim, mas o efetuá-lo não está." (Romanos 7:18) "Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus;" (Romanos 3:23) Mas Ele vê a nossa dependência, a nossa pobreza e nos socorre por este motivo. Dá-nos o ar, a água, o alimento, a família, os amigos, os meios de subsistência e outras muitas coisas. "Então veio ela e, adorando-o, disse: Senhor, socorre-me."(Mateus 15:25) E nos promete bênçãos maiores se nos voltarmos para Ele, humildes, contritos e confiantes. "Disse-lhe o filho: Pai, pequei conta o céu e diante de ti; já não sou digno de ser chamado teu filho." (Lucas 15:21)

Caro leitor - abandone a idéia de merecimento e reconheça sua grande necessidade e dependência de Deus. Aproxime-se dEle e passe a amá-lO e servi-Lo. Garanto que será feliz. "E Jesus, olhando para ele, o amou e lhe disse: Uma coisa te falta..." (Marcos 10:21)

Jonan Cruz

Pensamento do Dia: Deus está cansado de pessoas que falam de suas necessidades. Ele quer que trocam o nosso espelho por uma janela. J. Bir