>
 

Distorção


Cartógrafos com o problema de quando eles exibem a forma redonda da terra na superfície plana do mapa. Como não há maneira perfeita de fazer isso, alguns mapas do mundo retratam Groenlândia como maior do que a Austrália.

Cristãos têm de lidar com o problema da distorção tão bem. Quando tentamos entender o reino espiritual dentro das limitações do mundo físico, podemos acabar exagerando as coisas pequenas e minimizando as coisas importantes.

O Novo Testamento muitas vezes destina a distorção que ocorre quando as idéias de professores populares tornam-se mais importante para nós do que aquilo que Deus diz. O propósito de Deus, disse o apóstolo Paulo, é o "amor que procede de coração puro, e de consciência boa, e de fé sem hipocrisia. " (I Timóteo 1:5). Ensino sadio não distorce a Palavra de Deus ou divide a igreja. Pelo contrário, ele une os crentes e constrói o corpo de Cristo para cuidar uns dos outros e fazer a obra de Deus no mundo "... para que não haja divisão no corpo; pelo contrário, cooperem os membros, com igual cuidado, em favor uns dos outros." (I Coríntios. 12:25).

Todas as tentativas humanas para explicar Deus são insuficientes, e pode até distorcer nossas prioridades, confundir o nosso pensamento, e achatar nossa compreensão do espírito. Para manter a verdade de Deus de distorcer, devemos confiar no poder de Deus ao invés de sabedoria do homem "... para que a vossa fé não se apoiasse em sabedoria humana, e sim no poder de Deus." (I Coríntios 2:5). - Julie Ackerman Link

"Eu, irmãos, quando fui ter convosco, anunciando-vos o testemunho de Deus, não o fiz com ostentação de linguagem ou de sabedoria. Porque decidi nada saber entre vós, senão a Jesus Cristo e este crucificado. E foi em fraqueza, temor e grande tremor que eu estive entre vós. A minha palavra e a minha pregação não consistiram em linguagem persuasiva de sabedoria, mas em demonstração do Espírito e de poder, para que a vossa fé não se apoiasse em sabedoria humana, e sim no poder de Deus. Entretanto, expomos sabedoria entre os experimentados; não, porém, a sabedoria deste século, nem a dos poderosos desta época, que se reduzem a nada;  mas falamos a sabedoria de Deus em mistério, outrora oculta, a qual Deus preordenou desde a eternidade para a nossa glória;  sabedoria essa que nenhum dos poderosos deste século conheceu; porque, se a tivessem conhecido, jamais teriam crucificado o Senhor da glória; mas, como está escrito: Nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou em coração humano o que Deus tem preparado para aqueles que o amam. Mas Deus no-lo revelou pelo Espírito; porque o Espírito a todas as coisas perscruta, até mesmo as profundezas de Deus.   Porque qual dos homens sabe as coisas do homem, senão o seu próprio espírito, que nele está? Assim, também as coisas de Deus, ninguém as conhece, senão o Espírito de Deus. Ora, nós não temos recebido o espírito do mundo, e sim o Espírito que vem de Deus, para que conheçamos o que por Deus nos foi dado gratuitamente.   Disto também falamos, não em palavras ensinadas pela sabedoria humana, mas ensinadas pelo Espírito, conferindo coisas espirituais com espirituais. Ora, o homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, porque lhe são loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente. Porém o homem espiritual julga todas as coisas, mas ele mesmo não é julgado por ninguém. Pois quem conheceu a mente do Senhor, que o possa instruir? Nós, porém, temos a mente de Cristo."

Deve ter sido decepcionante para Paulo, que plantou a igreja em Corinto, ao ser forçado a defender o seu apostolado continuamente aos crentes ali. Isso ocorre em ambas as suas cartas de Corinto. (Veja I Coríntios 4 e II Coríntios 4; 10) - Bill Crownder


Esta vida mortal é demasiado breve,

Eternidade muito vasta,

Para acompanhar sofismas humanos

E perder a alma no passado. - Claybum


Pensamento do Dia: Para detectar o erro, expô-lo à luz da verdade de Deus.